As professoras do Unifor, Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, Margarita Rodrigues Torres e a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro participaram de um encontro na Universidad de la República, em Montevidéu, Uruguai, nos dias 3, 4 e 5 de outubro.
O encontro, que já vem sendo realizado desde 1997, tem como objetivo fortalecer a área de referência a fim de conformar uma Rede Acadêmica em biblioteconomia e ciência da informação, que consolide a integração regional a nível de educação superior. No encontro que favoreceu o intercâmbio entre as universidades com o objetivo de atualizar os conteúdos curriculares de cada instituição e as competências profissionais dos distintos projetos acadêmicos, estiveram presentes também estiveram presentes diretores e docentes das universidades da Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela e Uruguai.
Durante o evento foram formados se grupos por área temática para dar continuidade às propostas já discutidas em encontros anteriores, contribuindo para a formação da rede acadêmica. A área 1 foi responsável pelos Fundamentos Teóricos da Biblioteconomia e Ciência da Informação; a área 2 pela Organização e Tratamento da Informação; a área 3 pelos Recursos e Serviços da Informação e a Área 4 pela Gestão da Informação.
Cada área contou com um coordenador responsável em orientar a reunião que foi finalizada com um relatório final, apresentado no encerramento do evento. As representantes do Unifor participaram da Área 3, devido à relação dos trabalhos apresentados no encontro, relacionados com a temática correspondente.
Segundo a coordenadora e professora do curso de biblioteconomia, Margarita Torres, o encontro favoreceu o fortalecimento de vínculos entre os diretores e docentes participantes, proporcionando integração e cooperação no desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão, intercâmbios acadêmicos, publicações de caráter científico, além de contribuir para a sustentação da Rede Acadêmica. ?Os projetos do curso de Biblioteconomia/UNIFOR, apresentados no encontro, serviram como ponto de partida para vários questionamentos entre os presentes, que aspiram implantar em suas universidades, projetos de incentivo à leitura e a aplicação da biblioterapia?.
Trabalhos aprovados e apresentados no encontro
O trabalho intitulado ?Leitura: Asas da Liberdade: projeto humanizador à luz da biblioterapia com ação social transformadora nos envolvidos? foi apresentado pela idealizadora do projeto professora Tânia de Fátima Gontijo Fonseca e pela coordenadora do curso de biblioteconomia, Margarita Torres. Trata-se de um relato de experiência que descreve os efeitos positivos e mudanças ocorridas no público-alvo e nos estagiários que integram sua equipe, dando ênfase à biblioterapia.
Segundo Tânia de Fátima Gontijo Fonseca, o encontro foi muito importante no sentido de compreender que o trabalho realizado no projeto conseguiu atingir seus objetivos não só na comunidade formiguense, como também o reconhecimento de profissionais estrangeiros. ?Eles apreciaram muito o trabalho realizado, tornando fonte inspiradora para o desenvolvimento de projetos como este nos países do Mercosul?.
Para a bibliotecária Regina Célia Reis Ribeiro, idealizadora e coordenadora do projeto ?Biblioteca Estação do Trabalhador?, que apresentou o trabalho ?Biblioteca Estação do Trabalhador: uma experiência de incentivo à leitura,? a aprovação de dois trabalhos só demonstra o interesse internacional em conhecer os projetos desenvolvidos no Unifor. Segundo ela, o evento proporcionou um imenso intercâmbio, favorecendo o contato com acadêmicos de vários países e informações atualizadas de várias áreas do conhecimento, para os participantes. O funcionamento do projeto foi exposto por meio de uma caixa-estante que incentiva a leitura dos funcionários das empresas do município de Formiga/MG. O artigo enviado para avaliação teve como autora a coordenadora da Biblioteca Ângela Vaz Leão, Virgínia Alves Vaz.

COMPATILHAR: