O Exame de Suficiência, estabelecido pela Lei 12.249/2010, regulamentada pela Resolução CFC nº 1.373/2011, com alterações posteriores, é requisito obrigatório para a obtenção de registro nos Conselhos Regionais de Contabilidade e é o primeiro teste que os formandos e graduados passam para se habilitarem ao mercado de trabalho.

Os alunos do curso de ciências contábeis do Unifor/MG têm demonstrado uma performance bastante positiva na participação nos Exames de Suficiência, com uma média de aprovação para formandos que tem sido uma das maiores em nível nacional.

Este ano, a primeira edição do exame foi no dia 6 de abril, quando 31 alunos iniciantes do 7º período se inscreveram. A aprovação foi de 21 alunos, o que representa um percentual de 70%.

Segundo divulgação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), a prova para bacharéis em ciências contábeis registrou um comparecimento de 38.111 candidatos; destes, 18.826 foram aprovados, o que indica um percentual de 49,4% no país.

Os resultados foram disponibilizados no site do CFC e da FBC (Federação Brasileira de Contabilidade), além da divulgação dos nomes dos aprovados no Diário Oficial da União (DOU), no dia 29 de maio.

O quarto curso mais procurado

Segundo o site do CFC, o MEC (Ministério da Educação) e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgaram, no dia 9 de setembro de 2014, os dados do Censo da Educação Superior 2013. O curso de ciências contábeis está entre os mais procurados pelos estudantes de graduação e ocupa a quarta colocação no ranking.

Em 2013, foram 328.031 alunos matriculados, contra 313.174 em 2012. A área contábil sozinha representa quase 5% de todos os cursos de graduação no país, o que significa que um em cada 20 estudantes do nível superior pretende se tornar um contador.

Depoimentos de professores

Prof. Ms. Giovane Átila Silva
Professor de Contabilidade Geral I e II

?O Exame de Suficiência é de suma importância para o curso de Ciências Contábeis, pois, com um exame elaborado de forma totalmente independente, permite ao mercado certificar-se de que os egressos do curso têm competências e habilidades necessárias ao desempenho da profissão contábil com os conhecimentos descritos nos conteúdos programáticos sendo avaliados por um exame independente, sendo este requisito para registro no respectivo conselho de classe e pré-requisito para o exercício da profissão. O resultado da excelência do curso de Ciências Contábeis do UNIFOR-MG está relacionado ao trabalho em equipe, em que cada qual faz a sua parte, se comprometendo com o resultado final que é formar um profissional capacitado ao exercício regular da profissão, resultado este atestado pelo Exame de Suficiência com índice de aprovação de 70%?.

Prof. Ruy Ferreira Martins Júnior
Professor de Fundamentos de Economia e Economia Brasileira

?Considero o curso de Ciências Contábeis como um curso de boa qualidade dentro do UNIFOR-MG. É um curso levado muito a sério pela coordenação e com bons professores. Além disso, os alunos também têm um bom nível de comprometimento. Vejo como um curso que está formando bons profissionais para o mercado de trabalho. O contador, sem dúvida, tem uma importância fundamental para o bom desempenho de qualquer organização. Primeiramente, porque é por meio dele e do seu trabalho que a empresa obtém a consolidação das informações imprescindíveis para as tomadas de decisões e gestão do dia a dia dos negócios. Em segundo lugar, é também cada vez mais necessária uma boa gestão tributária para que a empresa possa ser competitiva, e essa tarefa também cabe ao contador?.

Profa. Patrícia Nazário Silveira Leal
Professora de Contabilidade Comercial e Tributária I e II, Contabilidade Avançada I e II

?O Exame de Suficiência avalia o aprendizado do aluno e, pela tamanha responsabilidade que assume ao executar a função de contador e áreas afins, é importante que haja um exame para medir os conhecimentos adquiridos. O curso de Ciências Contábeis do UNIFOR-MG é um exemplo de excelência. Nossos alunos sabem da importância do exame e os números de aprovação (acima da média) demonstram que estão sendo bem instruídos durante o curso. O aluno que se forma em Ciências Contábeis tem um mercado de trabalho bem atrativo. Pode atuar em diversas áreas, tais como: perito, auditor, controller, contador da área privada, contador da área pública, docente, dentre outras?.

COMPATILHAR: