O curso de costura industrial funciona há três meses no bairro Alto do Pequi, sendo considerado pelos participantes e idealizados um sucesso. Com 20 alunos e uma professora de costura, o curso é realizado no barracão da Associação do Moradores do Alto do Pequi, de segunda a sexta-feira, de 13h às 17h.
O público-alvo dessa inclusão produtiva é beneficiários do Programa Bolsa Família residentes no território do Alto do Pequi e adjacências. O curso foi uma idealização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano em parceria com a Associação dos Moradores do Alto do Pequi e com a Unimed Alto São Francisco. O Executivo adquiriu 12 máquinas industriais e contratou uma professora de costura com recursos financeiros oriundos do Programa Bolsa Família. A associação emprestou o local para as aulas e a Unimed Alto São Francisco doou materiais de construção para o término do barracão onde acontece o curso de costura.
Para a professora Poliana Silva: ?as aulas são muito satisfatórias, pois o empenho dos alunos em aprender é muito gratificante e já percebemos os resultados com propostas de trabalho apresentadas aos alunos?.
De acordo com a Supervisora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Joice Alvarenga, a parceria com a Unimed Alto São Francisco foi importantíssima para o início das aulas no barracão da comunidade, pois faltava recursos para terminá-lo e a Unimed prontamente se colocou a disposição da comunidade e doou os materiais de construção necessários. ?Esse curso é a comprovação de que a parceria entre poder público e sociedade civil enriquece as ações de governo e fortalece a rede socioassistencial e rede intersetorial, vamos apostar em mais parcerias deste nível? explicou Joice.
Para a aluna Silmara de Souza Dias, de 18 anos, o curso foi uma conquista para a Associação de Moradores do Bairro Alto do Pequi, pois o acesso ao emprego era dificultado pela falta de capacitação. ?A aprendizagem é maravilhosa, a Poliana é ótima professora e eu já recebi proposta para trabalhar?, disse a aluna.
Após a finalização do curso serão abertas novas inscrições, pois já existe uma fila de espera com 70 moradores com esta demanda.

COMPATILHAR: