Na última quarta-feira, dia 26, a partir das 13h30, alunos do 8º período do curso de Fisioterapia do UNIFOR-MG promoveram uma palestra na sede da Associação Mão Amiga, em Formiga/MG. Os alunos foram acompanhados da Profa. Ms. Ana Paula Maia Lima, que leciona a disciplina de Fisioterapia Aplicada à Ginecologia e Obstetrícia (Estágio e Teórica).

A palestra tratou dos benefícios que a fisioterapia pode trazer durante o período pós-operatório do câncer de mama. Os acadêmicos falaram sobre a importância do acompanhamento fisioterápico nesses casos, que diminui, consideravelmente, as dificuldades advindas da mastectomia. Segundo a Profa. Ms. Ana Paula, este tipo de tumor é o primeiro entre as mulheres e, quase sempre, é diagnosticado em casos mais avançados. Porém, quando tratado corretamente, as chances de cura se tornam muito grandes.

Durante a explanação, com a ajuda de slides, os alunos falaram sobre o acompanhamento efetivo que os pacientes podem receber, gratuitamente, na CLIFOR (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR-MG) e deram inúmeras dicas para facilitar o cotidiano e ampliar a qualidade de vida dos assistidos. Após a apresentação, foi aberto um espaço para perguntas e inúmeras dúvidas foram sanadas. Alguns panfletos explicativos também foram entregues aos presentes.

A Profa. Ms. Ana Paula disse que essa ação é muito importante, pois aproxima os alunos dos pacientes e estes têm a oportunidade de conhecer novos caminhos para o tratamento, de maneira que possam ter mais qualidade de vida e força para vencer a doença, que, aos poucos, vai deixando de ser um enigma entre a população. ?Pretendemos promover mais atividades como esta e manter uma parceria com a Mão Amiga. Espero que os pacientes procurem a CLIFOR, onde atendimentos específicos para estes casos são realizados?, enfatiza.

Associação Mão Amiga
A Associação Mão Amiga é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que se destina a dar assistência aos portadores de câncer de Formiga. A entidade atua na prevenção, na assistência e na inserção junto à família e à sociedade. A sede da Associação fica na rua Lassance Cunha, número 39, bairro Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (37) 3322-3291.

CLIFOR
Para mais informações sobre este e outros atendimentos na área de fisioterapia, realizados na CLIFOR, ligue: (37) 3329-1492. O horário de atendimento na Clínica é de segunda a sexta, das 7 às 18 horas.

COMPATILHAR: