Entre os dias 21 e 25 de setembro, o UNIFOR-MG, através do Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos, promoveu um curso de recuperação de livros.
Foram oferecidas seis vagas para participar. A taxa de inscrição, no valor de 50 reais, incluía todo o material utilizado, além de apostila e certificado.
Sempre que o curso é oferecido à comunidade, percebe-se o interesse da população em conhecer os métodos adequados de conservação, pois o curso atende a todos os profissionais, independente de serem bibliotecários. Desta vez, tivemos participantes de outras cidades, como Mato Grosso do Sul e Alfenas. Os interessados em conhecer as técnicas de recuperação de livros, poderão entrar em contato com o Laboratório para se inscreverem no próximo curso. As vagas são sempre limitadas para um melhor aproveitamento dos participantes, comentou a responsável pelo curso, a bibliotecária e professora do UNIFOR-MG, Margarita Torres.
As aulas tiveram o seguinte conteúdo: Nomenclatura das partes de um livro encadernado; sentido das fibras de papel; processo de higienização a seco; Reconstituição de papéis; Costuras: folhas soltas (duas formas), livro de cadernos; Confecção do corpo (miolo) do livro sem costura (usando barbante); Preparação do corpo (miolo) do livro para receber a capa; Confecção de capas usando montagem e encapsulamento; Encadernação inglesa plena; Douração da capa.

print
Comentários