No dia 31 de agosto, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o reconhecimento do curso de serviço social oferecido pelo Unifor. A Portaria de número 371 certifica o ato, assinado pelo Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Luis Fernando Massonetto. A Portaria comprova o trabalho educacional sério e de qualidade desenvolvido pelo Centro Universitário de Formiga e oficializa, junto ao Ministério da Educação (MEC), o ensino diferenciado oferecido pela Instituição.
As notas atribuídas pelo MEC variam em uma escala de 0 a 5. O curso de serviço social recebeu nota 4. Segundo a coordenadora da graduação, professora Flávia Canesqui, ?a nota reflete o esforço coletivo, a seriedade e o profissionalismo da coordenação, professores e alunos, como também dos dirigentes, desempenhados para a concretização desse ótimo resultado?.
Anualmente, são oferecidas 45 vagas aos candidatos ao curso, por meio de processo seletivo. O Vestibular 2012 Unifor será realizado no dia 20 de novembro.
Ministério da Educação
Em abril deste ano, representantes do MEC estiveram no Unifor, com o objetivo de avaliar o curso de serviço social. Na ocasião, eles se reuniram com os dirigentes, membros da CPA (Comissão Própria de Avaliação), professores, alunos e funcionários da Instituição, além de analisarem toda a documentação referente ao ensino, projeto pedagógico, estágio supervisionado, atividades complementares e demais ações educacionais ligadas ao curso. Os visitantes também conheceram toda a estrutura física do campus, principalmente a biblioteca, que possui vasto acervo dedicado à graduação, além do NPJ (Núcleo de Práticas Jurídicas) e da Clifor (Clínica Escola de Saúde do UNIFOR), locais onde os alunos desenvolvem a parte prática de sua formação.
Curso de Serviço Social
Criado em outubro de 2006, contando, portanto, com cinco anos de existência e uma turma graduada, o curso de serviço social do Unifor já apresenta muitas conquistas e uma respeitável qualidade do ensino, tanto pela formação profissional quanto pela extensão, e, atualmente, também pela pesquisa.
Estágio supervisionado
Os estágios colocam em prática as teorias vistas em sala de aula e garantem aos futuros profissionais uma formação diferenciada, realmente de preparação para o mercado de trabalho.
As parcerias com instituições sociais para realização do estágio obrigatório em serviço social já chegam a dez. Recentemente, mais uma conquista: a Penitenciária de Formiga receberá três alunas/estagiárias do curso. A multiplicidade das parceiras com as instituições para a realização do estágio obrigatório mostra a preocupação, sempre presente, com a formação profissional diversificada do estudante.
Além dessas instituições, as prefeituras dos municípios de Candeias, Japaraíba, Piumhi, Pimenta, Pains e Iguatama também recebem alunos para a realização do estágio. Segundo a coordenadora do curso, ?em Lagoa da Prata, já ultrapassamos a relação com a prefeitura e, hoje, contamos com convênios com Organizações Não-Governamentais e Tribunal de Justiça?, explica.
Preocupado com o aluno trabalhador, com dificuldade de tempo para a realização do estágio obrigatório, o Unifor, através do curso de Serviço Social, oferece, aos finais de semana, duas ações supervisionadas por assistentes sociais: as visitas técnicas aos moradores dos bairros Maringá e Industrial e aos idosos do Lar São Francisco de Assis, ambos em Formiga.
Os alunos desenvolvem, ainda, trabalhos práticos no NPJ e na Clifor, realizando atendimentos e orientações gratuitas a pessoas carentes de Formiga e região.
Qualidade acadêmica
Para além das aulas, das atividades de estágio e extensão, o curso de Serviço Social valoriza e investe muito nas atividades de aprimoramento intelectual, tais como palestras, mesas-redondas, seminários, mostra profissional e visitas técnicas, além de estimular os estudantes a participarem de congressos e encontros.
O curso de Serviço Social atua, também, na área da pesquisa científica e conta com financiamento da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Por esse caminho, novos projetos já se encontram formulados para concorrer a mais bolsas.
Resultados
Tanto esforço e dedicação resultam em destaques profissionais operados por nossos egressos, que foram aprovados em mestrados e concursos públicos e selecionados para atuar em diversas frentes do mercado, como hospitais e Conselho Tutelar.

COMPATILHAR: