A Secretaria de Meio Ambiente de Pains, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Rotary Clube, Rotaract Clube, alunos do Projeto Sustentabilidade e Meio Ambiente (Suma), promoveu no dia 22 de setembro um curso de sabão feito com o óleo de cozinha usado.
Pela quinta vez o curso foi realizado no município. A atividade foi na sede do Rotary. Simone Cristina, coordenadora da coleta seletiva, alerta sobre a importância de reciclar o óleo de cozinha usado. ?Jogar o óleo no lixo, ralo, solo ou na pia gera graves conseqüências ao meio ambiente. Por exemplo, quando o óleo é despejado em pias e ralos pode causar entupimento das tubulações das casas, das galerias e rede de esgotos. Outro problema ambiental ocorre quando há contaminação do óleo nos rios, lagoas ou córregos, impedindo a oxigenação dos seres vivos existentes no local?, explicou a coordenadora.
Recolhimento do óleo em Formiga
Em Formiga, a Associação dos Recicladores de Formiga fez uma parceria com a Recóleo, de Divinópolis, para a coleta do óleo de cozinho usado. Os recicladores passarão recolhendo o óleo nos bairros. Os restos de óleo devem ser colocado nos pontos de coleta da Recifor, próximo às residências.

COMPATILHAR: