O ano de 2007 deu início a uma revolução nos cursos de orientação tecnológica do UNIFOR-MG. Além da reforma curricular, nas grades já vigentes dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção, a criação do bacharelado em Engenharia Civil veio atender à demanda do mercado por esses profissionais.

Sempre procurando oferecer o que há de melhor em ensino e infra-estrutura, o UNIFOR-MG recebeu, essa semana, parte dos equipamentos destinados às disciplinas de Topografia, Projetos de Uso e Conservação do Solo e Sistemas de Tratamento de Águas e Resíduos. Dentre estes, destaca-se a compra de 10 teodolitos completos, que são aparelhos utilizados no levantamento, mapeamento de solos e locação de obras, destinados aos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil. De acordo com o coordenador dos cursos, Prof. Dr. Leyser Rodrigues Oliveira, a aquisição destes e de outros equipamentos possibilitará o exercício prático da profissão. ?Nossa preocupação é fazer com que os alunos tenham uma sólida base prática e que, ao entrar em contato com a realidade do mercado, possam exercer a profissão plenamente. Além dos equipamentos de Topografia, grande parte de outros instrumentos já foram adquiridos e, em breve, faremos a inauguração de novos laboratórios, também destinados à Engenharia Ambiental e Engenharia Civil?, ressalta o professor.

O aparelho
O teodolito é um aparelho bastante usado pelas engenharias e serve para apurar medidas com precisão. Basicamente, é constituído por um conjunto de lentes capaz de realizar leituras em uma mira graduada, em longas distâncias. A partir dessas leituras e de tomadas de ângulos horizontais e verticais, aplicam-se cálculos e outros princípios trigonométricos para a elaboração de mapas, cartas topográficas, curvas-de-nível, dentre outros.

Imprimir
Comentários