O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Formiga, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e com o Instituto Henfil, oferecerá gratuitamente um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Trata-se do projeto ?Enem na sua Comunidade?, que vai preparar alunos do ensino médio e interessados para o processo seletivo.
?O nosso objetivo é proporcionar à parcela da população que não tem condições financeiras de custear um cursinho particular, a oportunidade de se preparar para a prova do Enem, e concorrer de forma justa. Isso condiz com a nova premissa da Sectes, de promover a inclusão e a inovação social e democratizar o acesso à profissionalização?, diz o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.
O curso terá início no dia 17 de agosto e será ministrado até a véspera da prova, no dia 21 de outubro. As aulas serão ministradas nas salas de videoconferência, inicialmente às segundas, quartas e quintas-feiras.
Professores preparados para as disciplinas aplicadas na prova abordarão assuntos que constam no currículo proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para o Enem, a partir de material didático que será distribuído gratuitamente para os alunos via e-mail.
Em Formiga são disponibilizadas 40 vagas no período da manhã e 40 no período da tarde. A coordenadora do CVT Formiga, Zélia Veloso, explicou que os alunos das escolas estaduais têm prioridade nas vagas e que as restantes estarão à disposição de toda comunidade.
Mais informações nas secretarias das escolas estaduais de Formiga ou no CVT pelo telefone 3322-5528.
A ONG Instituto Henfil
O Instituto Henfil atua na grande São Paulo e, desde 2001, promove um trabalho comunitário destinado a possibilitar a pessoas sem condições de arcar com os custos de uma escola particular a chance de cursar uma universidade pública. No ano de 2011, a ONG desenvolveu o curso Telepresencial Enem, para que as prefeituras possam ajudar as pessoas a entender o exame e obter nota suficiente para aprovação, e assim conseguir uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou no Programa Universidade para Todos (ProUni).

COMPATILHAR: