Os 57 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) do Governo de Minas espalhados pelo Estado, acompanharam nesta segunda-feira (26), por videoconferência, a abertura do IX Congresso Mineiro de Radiodifusão, no Dayrell Minas Hotel, em Belo Horizonte. O evento marca os 40 anos da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt) e se estende até dia 28 de maio, quarta-feira, entre 9h e 22h. Estão previstas palestras, painéis, seminários e uma radioficina. A iniciativa vai reunir mais de 800 radiodifusores, comunicadores e estudantes de Minas Gerais e do Brasil.
Paralela ao congresso está sendo realizada a Exposição Nacional de Equipamentos e Tecnologia, que traz o que há de mais moderno em radiodifusão. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) representa o Governo de Minas Gerais e traz um estande com informações do Sistema Mineira de Inovação (SIMI) e do Programa de Inclusão Digital desenvolvido pela Subsecretaria de Inovação e Inclusão Digital
O ministro das comunicações, Hélio Costa, esteve presente na abertura do evento e disse que o evento, a cada ano, se torna mais importante. Na ocasião, o ministro cumprimentou o vice-governador, Antonio Augusto Anastasia, pela gestão. ?A administração do governador Aécio Neves tem feito que o Estado seja respeitado no restante do país?, afirmou.
De acordo com Costa, em seu discurso, a TV digital começou em Belo Horizonte há quatro semanas e já é uma realidade na capital e na região metropolitana e, até o final do ano, ?os preços dos conversores se tornarão populares inevitavelmente?, frisou.
O vice-governador ressaltou que todos reconhecem o valor da informação para a cidadania, pois ?pelas rádios e TVs os prefeitos, governadores, presidente e outros agentes políticos podem falar para a população dos projetos e ações desenvolvidas, além de ouvirem as demandas da sociedade?, explicou. Segundo Anastasia, nada mais valioso para a democracia do que a informação e o conhecimento.

COMPATILHAR: