A pandemia da Covid-19 impactou a vida dos brasileiros de diversas formas. Em Divinópolis, a Prefeitura apontou que o vírus aumentou o número de pedidos de Auxílio Funeral no primeiro quadrimestre de 2021.

Os dados da Coordenadoria de Programa de Renda e Benefícios da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), divulgados nesta sexta-feira (7), mostraram um crescimento de 112% em comparação com o mesmo período de 2020.

Conforme os dados divulgados pela Prefeitura, 123 auxílios foram solicitados e aprovados entre janeiro e abril. No mesmo período do ano passado, foram 58 benefícios. Apenas no mês de abril foram 68 benefícios, contra 11 solicitações em março. Já em fevereiro foram 31 e em janeiro, 13.

“Foi um mês com muitos pedidos devido a Covid-19. Tivemos uma família que solicitou quatro Auxílio Funeral neste período. O número também foi grande porque vários funcionários tiveram que tirar férias em março para evitar a aglomeração no setor e os pedidos ficaram acumulados para abril”, explicou a Coordenadora de Programas de Transferência de renda e Benefícios, responsável pelo Setor do Cadastro Único/Bolsa Família, Sirleia Moreira Tavares.

Auxílio Funeral

A Administração Municipal explicou que o benefício é garantido às famílias com vulnerabilidade socioeconômica residentes em Divinópolis.

Para receber o Auxílio, é preciso ter renda de até um salário mínimo por pessoa que tenha perdido algum membro da família.

“Ao requerer o Auxilio Funeral, é realizado o atendimento pelas Assistentes Sociais as famílias, que fará a escuta qualificada, estudo socioeconômico e visita domiciliar para comprovação da vulnerabilidade socioeconômica e das informações prestadas pelo requerente”, afirmou Sirleia.

Após a morte, a família tem até 30 dias para solicitar o benefício no Setor de Cadastro Único/Bolsa Família no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que fica na Avenida Getúlio Vargas, nº 121.

Com a apresentação da documentação exigida para receber o benefício e a solicitação deferida totalmente, em partes ou não deferida, é emitido um relatório para o Serviço do Luto com o atendimento das famílias.

Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (37) 3229-9780, (37) 3229-9782 ou ainda pelo (37) 99150-0018.

Evolução da doença na cidade

Os boletins diários divulgados pela Prefeitura apontam que abril foi o pior mês desde o início da pandemia na cidade. Apenas no último mês, 2.528 casos e 123 mortes foram confirmados em Divinópolis.

Conforme o informativo desta sexta-feira (7), o município tem 11.724 resultados positivos 355 óbitos em decorrência da Covid-19.

Fonte: G1

COMPATILHAR: