De janeiro a setembro deste ano, 15,1 milhões de consumidores pagaram as dívidas pendentes e limparam o nome. Segundo levantamento da Serasa Experian, o número é 13,7% maior do que o registrado no mesmo período de 2011.
Segundo a superintendente de Informação ao Consumidor da Serasa, Maria Zanforlin, o crescimento da quantidade de inadimplentes que renegociam as dívidas é um movimento consistente. ?O número de regularizações vem aumentando, esse indicador está com uma tendência muito favorável há algum tempo?, ressaltou.
A melhora da conjuntura econômica do país nos últimos meses é um dos fatores responsáveis pela quitação dos débitos dos devedores, na avaliação da superintendente. Ela destaca os baixos níveis de desemprego que garantem uma ?condição de renda muito positiva? às famílias.
Além disso, Maria aponta a melhora da educação financeira da população como fator importante para o aumento das renegociações. Ela explica que parte dos 40 milhões de brasileiros que entraram no mercado de consumo nos últimos dez anos acabaram não sabendo lidar com o grande número de ofertas direcionadas a eles. ?Tem pessoas com quatro ou cinco dívidas, uma situação de descontrole?, aponta.
Entretanto, a superintendente acredita que esse público passa agora a lidar melhor com o crédito. Maria também destaca que as empresas credoras estão buscando os devedores para regularizar a situação desses consumidores. ?Existe uma disposição de ambas as partes.
Porém, Maria lembra que os consumidores devem fazer um planejamento antes de fazer a renegociação. ?[É preciso] estudar o que é prioritário, o que precisa ser resolvido?, aconselha.

COMPATILHAR: