O Centro Universitário de Formiga promoveu, na semana passada, uma mesa redonda sobre “Promoção da Saúde do Trabalhador”, no Salão de Eventos “Prof. Walmor de Borba”. O evento contou com a participação de alunos dos cursos de Biomedicina, Direito, Educação Física, Enfermagem, Estética, Fisioterapia e Serviço Social.

A atividade teve como objetivo promover uma discussão interdisciplinar sobre diversos aspectos que compõem a saúde do trabalhador na contemporaneidade.

O coordenador do curso de Fisioterapia, professor André Carvalho Costa, foi o mediador das discussões. Ele ressaltou que existem diversas questões críticas sobre a saúde do trabalhador, um tema pertinente no cenário brasileiro.

Professores dos cursos envolvidos no debate ministraram palestras com diversas temáticas relacionadas à saúde do trabalhador. O professor Lucas Chaves Mascarenhas abriu as discussões com o tema “Sistema de Seguridade Social e a saúde do trabalhador: um enfoque previdenciário”. Após essa explanação, a professora Neliane Aparecida Silva tratou sobre “A importância do apoio social para a saúde do trabalhador”.

Em seguida, a professor Daniela Goulart Cabral discutiu sobre “A importância da ergonomia para a promoção da saúde do trabalhador”. A Profa. Luciene Cardoso fez uma apresentação sobre “A necessidade de realização de exames laboratoriais”. Já o professor Gleuber Henrique Marques de Oliveira proferiu a palestra “A importância do exercício físico e alimentação para a saúde do trabalhador”. A professora Maria Cristina Ferolla finalizou as discussões com uma palestra sobre “Os riscos da automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos”.

Após as explanações, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas e se posicionar sobre os assuntos tratados.

 

Para o idealizador do evento, o coordenador do curso de Serviço Social, Warles Rodrigues Almeida, atividades como essa são importantes, tendo em vista que a temática proposta fomentou um debate ampliado sobre a questão da saúde do trabalhador na atualidade. 

Redação do Jornal Nova Imprensa Unifor-MG

Imprimir
Comentários