A Comissão Especial de Meio Ambiente da Câmara Municipal promoverá um debate público sobre a crise hídrica. O encontro ocorrerá no dia 5 de outubro, às 19h, na sala de reuniões do Legislativo.

O objetivo da reunião é buscar soluções para esse problema que está assolando Formiga e contará também com a presença de representantes da Prefeitura e do Saae.

Na quinta-feira passada (21), a Comissão de Meio Ambiente participou de uma reunião com o professor José Ivo, que é responsável pelo Programa Vida Nova Rio Formiga, representantes da Prefeitura, Saae, sociedade civil envolvidos nas causas ambientais, escolas e instituições. A iniciativa serviu para organizar um debate inicial sobre a crise hídrica.

“Precisamos do envolvimento de toda a comunidade para debatermos uma melhor forma de evitar o agravamento da crise hídrica que está presente em nosso município, assim como em várias partes do país, e evitarmos um colapso na distribuição do recurso. Agora é a hora de propormos ações efetivas, sustentáveis e que se perpetuem”, disse o presidente da comissão, Sidney Ferreira.

O prefeito Eugênio Vilela apoia a iniciativa e diz acreditar que um debate aberto ao público é fundamental para que toda a população possa participar e ajudar Formiga a enfrentar essa difícil situação.

Barragem

O Saae planeja construir uma nova barragem de armazenamento de água para prevenir situações de seca como a deste ano. O primeiro passo para a obra será dado ainda nesta semana. A autarquia fará coleta de preço para compor o processo licitatório para o projeto de engenharia para construção da barragem de armazenamento de água. A expectativa é de que ela dê uma autonomia de 6 meses a um ano para o Município. Ou seja, caso não chova durante 6 meses, com a barragem, o Município terá condições de suprir o abastecimento de água normalmente.

 

COMPATILHAR: