Jornais e sites de diversos países do mundo noticiaram as declarações de Eduardo Bolsonaro sobre “um novo AI-5”.
As publicações se referiram ao ato institucional como uma tática da ditadura militar. Elas também citam que a fala foi criticada no Brasil.

‘New York Times’ e ‘Washington Post’

Um texto da agência Associated Press foi publicado pelo “New York Times” e pelo “Washington Post”, dos Estados Unidos.

“Um filho do presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, foi criticado na quinta-feira (31) depois de sugerir que o governo deveria adotar uma tática da era da ditadura se ela for necessária para controlar protestos de rua”, diz a reportagem.

Independent
O “Independent”, da Inglaterra, publicou um texto em que cita as críticas à fala de Eduardo Bolsonaro. Nele, fala dos protestos que acontecem no Chile.

Reprodução da tela do ‘Independent’ com a reportagem sobre as declarações de Eduardo Bolsonaro — Foto: Reprodução



“[Eduardo] Bolsonaro disse que para prevenir isso no Brasil um decreto semelhante ao que foi publicado em 1968 pela ditadura militar do Brasil deveria ser imposto. Quatro anos depois de tirar João Goulart, o presidente eleito democraticamente, o decreto tirou direitos políticos de deputados da oposição e suspendeu algumas garantias constitucionais.”

Público

O “Público”, de Portugal, também noticiou a fala do deputado. “Não é a primeira vez que o deputado federal defende medidas autoritárias, mas nunca tinha referido abertamente o AI-5, o Ato Institucional 5, que ainda hoje tem uma forte ressonância junto da sociedade brasileira e é sinônimo do encerramento do Congresso Nacional, repressão, censura e perseguição política.”

Imagem do texto do ‘Público’, de Portugal, sobre a entrevista de Eduardo Bolsonaro — Foto: Reprodução


‘El Mundo’

‘El Mundo’, da Espanha, publicou texto sobre entrevista do deputado — Foto: Reprodução



O “El Mundo”, da Espanha, publicou que “um dos filhos do presidente brasileiro ameaçou instaurar de novo a ditadura no Brasil se a esquerda ‘se radicalizar'”.

‘La Nación’ e ‘Clarín’

Eduardo Bolsonaro tem aparecido na mídia argentina na última semana. Depois da eleição de Alberto Fernández, o deputado brasileiro publicou, na redes sociais, um texto em que se compara a Estanislao Fernández, filho do presidente recém-eleito.

‘La Nación’, da Argentina, noticiou fala do parlamentar — Foto: Reprodução



Estanislao faz cosplay e se apresenta como drag queen em Buenos Aires.

O brasileiro fez uma provocação nas redes sociais –publicou uma comparação entre ele e Estanislao.
Com a entrevista de Eduardo, ele voltou a ser notícia nos jornais da Argentina.

 

Fonte: G1 ||
COMPATILHAR: