Um decreto do governo de Minas Gerais prevê que os carros usados nas provas de direção, para tirar carteira de motorista, vão ter que ser equipados com câmeras. Elas vão capturar o som e a imagem durante os exames. As autoescolas têm até 25 de fevereiro de 2012 para fazer as adequações, mas o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ainda precisa regulamentar o uso dos equipamentos.
A partir do dia 25 de outubro, as autoescolas de todo o estado têm 120 dias para se adequar. Depois desse prazo, só os veículos que possuírem o equipamento vão poder ser usados para os exames práticos de direção.
Os representantes das autoescolas e da Polícia Civil têm se preocupado porque o decreto diz que fica a cargo do Detran elaborar uma portaria que regulamente a instalação das câmeras. Até agora isso não foi feito. Não foi definido, por exemplo, o número nem o tipo de câmeras usadas, ou como vão ser armazenadas as imagens.
O delegado acredita ainda que a medida é positiva, principalmente para tirar dúvidas do que aconteceu na hora da prova. O vice-presidente do Sindicato Mineiro de Autoescolas concorda. Para os alunos e autoescolas, as câmeras vão trazer benefícios.
A assessoria de comunicação do Detran informou que a portaria está em fase de elaboração, mas não há previsão para que ela seja publicada.

COMPATILHAR: