A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados de Roraima, Rondônia, Amazonas, Tocantins, Pará, Acre, Amapá, Maranhão, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Hoje, (30/04), áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria provocarão pancadas de chuva no sul, centro, Zona Mata e Triângulo Mineiro e sul de Goiás. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 a 60 km/h.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua recomendando orientar a população para o risco de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios.
Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e também incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados do Maranhão, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais são baseados em informações do Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas preventivos tiveram como base as informações do Cptec.

COMPATILHAR: