*Paulo Coelho – Da Redação

Moradores da rua Pedreira, no bairro Alto da Praia, foram orientados, no sábado (22), a deixarem suas casas após um laudo da Defesa Civil apontar o risco de desabamento de um barranco, em decorrência do período chuvoso.

O morador Ronaldo Gonçalves informou ao Nova Imprensa que as famílias receberam cartas com a recomendação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, sugerindo o abandono imediato das residências.

Segundo Ronaldo, as famílias já residem no local há décadas e a rua conta com fornecimento de água, captação de esgoto, luz, iluminação pública, calçamento e outros serviços e, são cobrados anualmente pela taxa devida ao IPTU.

“Agora, com o problema causado pela construção de um loteamento lá atrás, no alto do morro, a enxurrada das águas de chuva está sendo desviada para o lado de cá, derretendo um morro que, antes disso, nunca colocou em risco nossas vidas”, disse Ronaldo em entrevista.

A Prefeitura garantiu que pagará o aluguel social para as famílias por seis meses, enquanto a empresa responsável pelo loteamento, Grupo Vitória da União, que já foi notificada, realiza as obras necessárias para a captação e desvio das águas de chuva.

O que diz a Prefeitura
O secretário de Desenvolvimento Humano, Jaderson Teixeira, informou ao Nova Imprensa que em reunião ocorrida na quarta-feira (26) no Gabinete do Prefeito, ficou estabelecido que as cinco famílias residentes nos imóveis condenados deverão analisar a viabilidade de se transferirem, de imediato, para os imóveis que serão alugados pela Prefeitura pois, o perigo realmente existe.

Jaderson informou ainda, que outros laudos em residências próximas estão sendo feitos e, se for o caso, mais famílias serão retiradas do local.

O que diz o Grupo Vitória da União
O NI entrou em contato com a empresa que tem sede em Belo Horizonte e do engenheiro Geraldo Motta, obteve a seguinte resposta: “Há poucos dias fizemos uma vistoria de campo, em conjunto com técnicos da Prefeitura e contando com a presença de nosso diretor Alessandro Lara. Na ocasião, ajustamos que a empresa submeteria à aprovação do município um projeto visando a contenção do problema detectado. Após a conclusão do serviço de topografia, o projetista da empresa entrará em cena para que, no menor prazo possível, possamos apresentar o desenho à Secretaria que aprovará ou não, a proposta. Posso garantir que já tomamos providências imediatas para um isolamento provisório da área por onde escorrem as águas pluviais, visando a diminuição do risco. Um novo prazo para o término dos serviços de implantação do loteamento foi também apresentado à Prefeitura já que, por razões de mercado, fomos obrigados a atrasar o prazo inicialmente previsto”, disse.

COMPATILHAR: