A Superintendência da Defesa Civil de Betim, na região metropolitana de BH, aprovou nesta sexta-feira (20) o plano de ação da empresa contratada pela Prefeitura para realizar a demolição do prédio que tombou na terça-feira (17), no bairro Ponte Alta. 

No entanto, o município informou que aguardará o fim do prazo dado pela Justiça à construtora, que vai até às 8h deste sábado (21), para iniciar os procedimentos. O município já está, inclusive, buscando um perito para avaliar as condições do prédio.

De acordo com o coronel Walfrido de Assis Lopes, da Defesa Civil, a estratégia que será adotada pela empresa envolve um processo mecânico, e não de implosão. Os trabalhos devem durar cerca de dois dias, mas nas primeiras 24 horas já será possível reduzir os riscos consideravelmente.

“A empresa que foi contratada pela Prefeitura apresentou um plano de demolição em que a retirada da estrutura será feita de cima para baixo. Constatamos que eles estão tomando todas as providências para que o material seja retirado em partes pequenas, de forma que não teremos um colapso total do prédio. Mas o risco é iminente e, por isso, manteremos a população isolada”, afirmou o coronel.

As causas do tombamento do prédio só serão determinadas após a conclusão da perícia. Uma nova vistoria nas residências que ficam no entorno do prédio será realizada pelos técnicos da Defesa Civil após a demolição.

Caso ainda exista risco em alguma das casas, as famílias, que já estão cadastradas na Prefeitura, serão encaminhadas para acolhimento. “Nossas equipes farão a vistoria de casa em casa para avaliar a situação assim que a demolição for concluída. E, caso não apresente riscos, às famílias poderão retornar para suas casas imediatamente”, afirmou.

Fonte: O Tempo Online

 

 

 

COMPATILHAR: