Um comunicado emitido pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira (18) alerta os belo-horizontinos sobre a possibilidade de pancadas de chuva de até 50 mm, que podem atingir a capital mineira até às 8h desta sexta-feira (19). A precipitação pode vir acompanhada de trovoadas isoladas e rajadas de vento em torno de 50 km/h. 

A previsão meteorológica indica que essa quinta-feira será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva que podem ser fortes. A temperatura mínima foi 18 °C e máxima estimada é de 26 °C. A umidade relativa mínima do ar deve girar em torno de 70%.

Risco geológico

No domingo (14), a Defesa Civil alertou sobre a possibilidade de risco geológico alto até esta sexta. Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos. Conforme orientações, os principais indícios de que podem ocorrer deslizamentos são trincas nas paredes, água empoçando no quintal, portas e janelas emperrando, rachaduras no solo, água minando da base do barranco e inclinação de poste ou árvores.

Confira as recomendações para o período de chuva:

– Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva
– Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos
– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores
– Atenção especial para áreas de encostas e morros
– Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199)
– Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil
– Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: