Da Redação

Na tarde desta sexta-feira (1º), foi realizada uma reunião entre a coordenadora da Defesa Civil de Formiga, Vera Moreira e o comandante do Corpo de bombeiros de Formiga, tenente Matheus Cunha. O objetivo do encontro foi definir estratégias de enfrentamento ao período chuvoso.

Na oportunidade, foi apresentado o Plano de Contingência e acertados os detalhes para ações em conjunto em casos de desastres.

Outro ponto importante da reunião foi a definição de ações preventivas, como a realização de campanhas educativas para instruir a população a respeito de informações sobre o período chuvoso, a realização de vistorias em áreas de riscos e instrução de moradores dessa área.

Formiga tem muitas áreas de risco. Principalmente por ser cortada quase que completamente por córregos e rios. Por aqui é comum que as pessoas construam casas em cima ou abaixo de encostas e nas margens dos rios e córregos e, por isso mesmo, o trabalho da Defesa Civil e parceiros é tão intenso e necessário para evitar calamidades”, comentou a coordenadora do órgão, Vera Moreira.

A Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros poderão ser acionados em casos em que a população se sentir em risco durante as chuvas.

Segundo Vera, as orientações sobre riscos sempre serão via rádios locais e redes sociais. A sede da Defesa Civil funciona no prédio da Secretaria de Gestão Ambiental e poderá ser acessada em caso de dúvidas.

“A Defesa Civil pede à população que canalize devidamente as águas de chuvas de suas residências para não haver transtornos para as residências vizinhas. Também é importante não deixar que lixo e restos de construções possam obstruir as bocas de lobo, para que as águas das enxurradas possam fluir normalmente, evitando o risco de invadirem as residências”, encerrou Vera.

COMPATILHAR: