Por Priscila Rocha

Os moradores que residem próximo ao rio Formiga devem ficar atentos. A Defesa Civil do município emitiu um alerta no final da tarde desta sexta-feira (24) para o risco de enchente.

De acordo com a coordenadora do órgão, Vera Moreira o volume de chuva registrado na tarde desta sexta foi maior do que o esperado. A previsão era de 50 mm de precipitação, marca registrada durante os 23 primeiros dias de janeiro, mas conforme o Corpo de Bombeiros, o índice pluviométrico registrado foi mais do que o dobro do previsto.

Os dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia localizada em Formiga registrou um acúmulo de 116,8 mm de 00h até as 18h desta sexta.

Conforme Vera, a possibilidade de enchente na cidade está concentrada na região do Parque de Exposições, desta forma, a Defesa Civil solicita a população que evite trafegar pela região. “Algumas ruas da cidade já foram interditadas e poderemos, nas próximas horas, interditar pontes. Solicitamos a todos que colaborem e evitem trafegar próximo as áreas de risco”.

A Secretaria de Gestão Ambiental informou que está atenta às recomendações da Defesa Civil Estadual e realiza em parceria com a Defesa Civil o monitoramento dos cursos d’água que cortam o perímetro urbano. “Até as 18 horas desta sexta-feira, o engenheiro ambiental Felipe Basílio Nunes e a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Vera Moreira, fizeram uma inspeção geral ao longo do rio Formiga. Eles constataram que, apesar do volume expressivo de água, a velocidade de escoamento está normal. Entre junho e novembro de 2019, houve um procedimento técnico de alargamento e aprofundamento da calha dos rios Formiga e Mata Cavalo, removendo, junto à vegetação, cerca de 400 caminhões de sedimentos. A Defesa Civil, no entanto, alerta que, caso a precipitação se intensifique nas próximas horas, é recomendável a população residente às margens dos cursos d’água deixar suas residências e aguardar a estabilização da situação. Neste momento, Formiga está em alerta amarelo”.



O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros emitiu uma nota na tarde desta sexta com orientações à população. Conforme o Cobom, até o início da noite não foram atendidas ocorrências complexas ocasionadas pelas chuvas, destacando-se apenas alguns pequenos alagamentos em residência ocasionados pela ineficiência do sistema de escoamento, quedas de árvores sem atingir pessoas e bens e pequenos desmoronamentos de vias, como os registrados na rua dos Viajantes no Centro e na avenida Geraldo Almeida onde uma cratera se abriu em uma das calçadas da rua. Devido ao grande volume de chuva, a lagoa localizada na entrada do Clube Centenário transbordou.

Foto: WhatsApp/Reprodução
Foto: WhatsApp/Reprodução


O Cobom informou ainda que também está realizando vistorias periódicas para verificar o volume dos rios e as áreas de risco geológico mapeadas. “As pessoas que moram próximas a encostas e taludes devem ter atenção redobrada, visto que o grande volume de água drenado pelo solo nesses locais potencializa o acontecimento de deslizamentos e escorregamentos de massa. Todos devem manter a acalma, ficar atentos e caso identifiquem alguma situação de risco, devem ligar no 193 para que uma de nossas equipes desloque ate o local para verificar a situação”, frisou a corporação.

Confira algumas dicas de segurança do Cobom:

  • Fique atento aos rios e águas perto de sua casa. Se o nível aumentar rapidamente, abandone o local.
  • Ao estacionar o veículo, prefira locais elevados e distantes de árvores e postes.
  • Atenção aos raios! Desligue aparelhos elétricos das tomadas, fique longe das janelas e não se abrigue perto de árvores e postes, pois eles os atraem descargas elétricas.

    Em caso de situação adversa, o formiguense deverá comunicar a Defesa Civil pelo telefone (37) 99132-0230, o Corpo de Bombeiros (193), a Secretaria de Obras (37) 3329-1846, ou a Secretaria de Gestão Ambiental (37) 3329-1803.

COMPATILHAR: