A Prefeitura de Formiga, por meio da Defesa Civil, divulgou algumas orientações como forma de alerta aos formiguenses para o período de chuvas.

O verão começou nesta sexta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2019. É a estação caracterizada pela elevação da temperatura em todo o país, tornando os dias mais longos do que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

Diante das oscilações do tempo, a Defesa Civil solicita à população atenção para evitar transtornos em caso de chuvas fortes e constantes.

 Confira as orientações:

 1 – Não jogar lixo próximo a bueiros para evitar inundações.

2 – Quem mora perto de córregos e rios precisa ter atenção redobrada para o caso das águas subirem. Se isso ocorrer, a pessoa poderá ficar isolada.

3 – Não coloque objetos de nenhum porte nas margens de córregos e rios. Eles entopem a calha do rio provocando destruição de pontes e de tubulações de passagem de água.

4 – Se houver enchentes ou enxurradas de grandes volumes em ruas, não andar nem passar com veículos. O local pode oferecer perigo e estar fora do alcance da visão.

5 – Não permaneça sobre pontes ou passarelas, principalmente quanto o nível da água estiver subindo.

6 – Em casa, atente para as calhas, se estão sujas e cheias de folhas. As calhas podem empossar água no teto das casas provocando vazamentos e riscos.

7 – Não estacione veículos embaixo de árvores, o risco de queda no período chuvoso é muito grande.

8 – Para os que moram abaixo ou acima de encostas fique atento para possíveis deslizamentos. Neste caso, é preciso ir para local seguro.

9 – É preciso ter atenção com casas com trincas e rachaduras. Se aumentarem, chame a Defesa Civil para avaliação.

10 – Em caso de enxurradas e enchentes, não se arrisque por causa de bens materiais, preocupe com a vida e vá para local seguro. Chame o Corpo de Bombeiro 193 ou a Defesa Civil 99953-6808.

 

 

 

Fonte: Decom/Formiga ||

COMPATILHAR: