O que os brasileiros e principalmente os profissionais de Recursos Humanos achavam que não iria acontecer tão cedo, já está acontecendo: A falta de mão de obra operacional no mercado de trabalho.
Hoje muitas partes do Brasil, contratar um profissional já se tornou uma desafiante e muitas vezes quase impossível tarefa. Dependendo do tipo de profissional a ser contratado, a vaga permanece aberta em média 6 meses. Mas, que profissional é este que o mercado demanda e não se consegue a mão de obra específica?
Atualmente, as empresas precisam de ?gente que faz?, de colaboradores que conseguem assumir funções técnicas e que exigem um conhecimento específico para tal. Neste caso, os cursos técnicos estão em alta, pois, formam profissionais capacitados a desempenhar tarefas específicas que exigem conhecimento ou experiência para exercê-las.
O mercado precisa do técnico, que se dispõe a por a ?mão na massa?, o que nem sempre o profissional de curso superior está disponível para este fim. Técnicos em enfermagem, costureiras, mecânicos, motoristas, pedreiros, são apenas alguns dos cargos muito cobiçados nas empresas de Divinópolis, que chegam a recusar clientes e inibir seu crescimento, devido à falta de mão de obra vivida hoje no mercado.
Hoje o Hospital São João de Deus, maior hospital da região do Centro-Oeste mineiro, necessita de pelo menos 85 técnicos de enfermagem por ano, que seriam contratados imediatamente, caso estivessem qualificados para a função. Para amenizar a dificuldade de contratação, o Hospital São João de Deus, possui uma escola profissionalizante de técnicos em enfermagem para atender sua necessidade, o que mesmo assim, ainda não é suficiente para suprir sua demanda.
O melhor investimento a ser feito tanto pelas empresas quanto para os futuros profissionais, deve ser em cursos técnicos, que capacitam gente para um imediato aproveitamento do mercado, amenizando nossa dificuldade de mão de obra e atender as expectativas de emprego dos jovens que se encontram fora do mercado de trabalho. Assim, quem irá dizer: Nossa hora chegou! Serão estes jovens que aguardam a oportunidade de serem colocados no mercado.

COMPATILHAR: