Uma denúncia causou um rebuliço no processo seletivo para contratação temporária da Secretaria Municipal de Educação. A denúncia foi feita por uma pessoa candidata a uma das vagas oferecidas na seleção, cuja primeira etapa foi realizada no dia 8 de janeiro, com provas de conhecimentos específicos para os cargos de auxiliar administrativo, bibliotecário, agente de biblioteca, pedagogo, professor PI e PII, assistente de educação infantil, inspetor e servente escolar.
O resultado dos aprovados na primeira fase, ou seja, os candidatos que atingiram pelo menos 60% na prova foi publicado no dia 12 de janeiro, entretanto, no dia 13, a equipe da Secretaria de Educação responsável pelo processo seletivo comunicou que todos os resultados passariam por uma revisão.
Na sexta-feira passada (21), foi realizada a reunião para a designação dos profissionais aprovados e o secretário de Educação, Geraldo Reginaldo de Oliveira, aproveitou a ocasião para explicar aos envolvidos o que havia acontecido. De acordo com o secretário, por causa da denúncia no Ministério Público por uma pessoa que sequer teria condições de assumir uma das vagas, ele foi chamado para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), anulando a segunda etapa do processo seletivo, que era a avaliação de desempenho e tempo de serviço.
Avaliação de desempenho serviria para aqueles que prestaram serviço durante o ano de 2010 e seriam atribuídos seis pontos para os profissionais que obtiveram o mínimo de 70% do valor da avaliação, que foi processada de acordo com as orientações e instrumento de critérios elaborados e divulgados pela Secretaria de Educação. Já o tempo de serviço serviria para aqueles que prestaram serviço no âmbito da rede municipal de ensino, sendo atribuído um ponto para tempo igual ou inferior a 182 dias e dois pontos por tempo igual ou superior a 183 dias até 355 dias de serviço prestado, até o limite de quatro pontos. O tempo seria apurado pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
Desta forma, o secretário foi obrigado a anular a segunda etapa e muitas pessoas que tinham tempo de serviço e que seriam beneficiadas pela avaliação de desempenho perderam esses critérios que os colocariam em vantagem, o que deixou muita gente contrariada e mudou bastante a classificação em alguns casos.
O secretário explicou que o processo seletivo para a contratação foi aperfeiçoado, sendo colocado o critério da experiência e a titulação, que era o mínimo para atuar, e passou a prevalecer apenas a nota da avaliação escrita. Geraldo Reginaldo ressaltou que tentou convencer os representantes do Ministério Público de que profissionais que trabalham há anos e que a administração municipal investiu na formação e capacitação deles vão agora ficar de fora do sistema de ensino da Prefeitura.
Depois das explicações, foi apresentada a nova classificação dos aprovados, considerando-se apenas a nota, e mantidos os critérios de desempate, sendo o primeiro deles a idade, foram apresentadas as vagas e designados os professores para ocupar cada cargo.
Novo processo seletivo
Geraldo Reginaldo disse que, provavelmente, em fevereiro haverá um novo processo seletivo para os cargos que não tiveram o número de aprovados, como por exemplo o cargo de professor de religião, precisam de três e somente dois professores foram aprovados. Ele disse que vai decidir se será feita uma nova avaliação escrita ou se será apenas uma prova de títulos e/ou tempo de trabalho, em função do tempo para as novas contratações. Para professor de educação física também o secretário já adiantou que haverá nova seleção, para a área de esportes educacionais e de xadrez. ?Podem aguardar, não serão para todas as funções, mas algumas nós vamos ter que abrir [novo processo seletivo]?, comenta.
Outra explicação do secretário de Educação é de que essas vagas são para contrato temporário, porque são vagas para o concurso público que deve ocorrer até março, conforme o novo prazo do Ministério Público e que tão logo o concurso seja realizado e homologado os profissionais contratados serão substituídos pelos concursados.

COMPATILHAR: