O coordenador do Departamento de Esportes da Prefeitura de Formiga, Samuel Nogueira, se reuniu com a imprensa na manhã desta terça-feira (11) e divulgou o cronograma de eventos para 2011. O chefe do setor comentou sobre cada competição que será realizada no município.
Janeiro
Já no mês de janeiro, entre os dias 25 e 28, ocorrerá o projeto Verão na Praia. O evento ocorrerá no estacionamento do Parque Municipal Dr. Leopoldo Corrêa (Praia Popular) a partir das 17h30 e contará com um ?aulão? de várias modalidades, apresentação dos parceiros por meio de stands, além de orientações nutricionais, avaliação cardiorrespiratória, física entre outras. O objetivo é a conscientização da prática esportiva.
Ainda neste mês, de acordo com Samuel Nogueira, ocorrerá o processo licitatório para o projeto Academia ao Ar Livre. ?A Prefeitura já está com esse dinheiro depositado. O prefeito conseguiu uma subvenção com a Secretaria Estadual de Esportes para a realização desse projeto em Formiga. É um processo demorado mesmo, esperamos que, dentre 30 ou 60 dias, a empresa vencedora entregue o projeto. Acredito que lá pelo mês de junho possam ser iniciadas as obras?, contou.
Outro evento será o Saúde na Praça, que contará com horários específicos e a orientação de profissionais. Os 54 municípios, entre eles Formiga, que serão contemplados em 2011 com o programa do governo estadual, já receberam os recursos para aquisição dos equipamentos e a qualificação de profissionais para o desenvolvimento da metodologia do programa

Fevereiro
Em fevereiro, ocorrerá no dia 7 a Copa Formiga de Basquete; no dia 11 uma reunião arbitral dos Jogos Estudantis Rubens Paiva (Jerp) e nos dias 19 e 20 um curso de capacitação de futsal.

Março
No mês de março será realizado nos dias 12 e 13 um curso de capacitação de basquete. No dia 13 haverá uma corrida rústica da Academia Fisioestetic, com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Esportes. No dia 15 será realizada a abertura dos Jogos Estudantis Rubens Paiva (Pavão), envolvendo cerca de mil alunos das escolas estaduais, municipais e particulares em dois módulos. Os jogos têm previsão de término no mês de abril e contarão com uma seletiva de atletas para representar o município nos Jogos Escolares de Minas Gerias (Jemg).

Abril
No dia 10 de abril será a abertura do Campeonato Rural de Futebol (Ruralzão). ?É importante levar o esporte também para as comunidades rurais. O evento é realizado nos próprios campos de futebol das comunidades e já é um sucesso de público. A competição começou com 32 comunidades rurais e até foi preciso reduzir para 16 times?, contou Samuel Nogueira.
Nos dias 16 e 17 será realizado no município um curso de capacitação de voleibol e nos dias 19 e 20 mais uma edição do Desafio de Xadrez Escolar na rede municipal.
Ainda no mês de abril ocorrerá a etapa microrregional do Minas Olímpica Jimi (Jogos do Interior de Minas). Formiga já foi sede dos jogos por seis vezes e sediará a competição novamente este ano, devido à infraestrutura esportiva da cidade. Ainda não há data definida pela Secretaria de Estado de Esporte e Juventude.

Maio
Em maio, está agendada uma Corrida Rústica do Trabalhador, no dia 1º, em comemoração à data. ?Há muitos corredores que participam, estamos estudando a possibilidade de ter uma premiação em dinheiro para os primeiros colocados. Ocorrerá também no mesmo dia uma mini corrida rústica, voltada para as crianças?, explicou o coordenador.
Entre os dias 13 e 15 será realizada a Copa Intercolegial de Basquete, com duas ou três categorias. Ainda no mês de maio ocorrerá também a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), a data também ainda não foi definida. Nos dias 28 e 29 haverá um curso de capacitação de handebol, para que os professores implantem novidades nas escolas.

Junho
No mês de junho, nos dias 4 e 5, será implantado o projeto piloto do BMX. De acordo com Samuel Nogueira, o evento foi um sucesso no ano passado e o departamento resolveu inserir a modalidade no calendário esportivo para este ano.
No dia 6 de junho, aniversário da cidade, ocorrerá uma Rua de Lazer, com tênis de mesa, pintura de rosto peteca futsal e outras modalidades. No dia 13 haverá a Copa Intercolegial de voleibol

Julho
No dia 17 de julho, ocorrerá um passeio ciclístico de férias. A ideia é mobilizar as pessoas em prol do meio ambiente e reunir cerca de 300 a 400 ciclistas.

Agosto
Em agosto, haverá a abertura da Copa Futsal de Bairros no dia 4. Samuel Nogueira ressalta que o evento tem um lado social, pois a taxa de inscrição é a doação de alimentos, que são destinados à determinadas instituições mais carentes da cidade. Entre os dias 12 e 14 haverá a Copa Intercolegial de Futsal e no dia 16 a abertura dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino. Esse já é o quarto ano que o evento é realizado em Formiga e envolve 15 escolas municipais, com várias modalidades, além de queimadas, cabo de guerra e outras.

Setembro
Em setembro, será realizado nos dias 24 e 25 o Torneio Radical Skate. De acordo com Samuel Nogueira, ?a participação dos skatistas no ano passado foi muito bacana. Houve shows, stands, reunindo a turma desse esporte. É importante privilegiarmos todas as modalidades?.

Outubro
Entre os dias 10 e 14 de outubro ocorrerá a recreação na Semana da Criança. A ideia é fazer uma caravana do lazer, reunindo todas as crianças em um só local. No dia 23 haverá um Festival de Pipa. Samuel Nogueira contou que o intuito é buscar formas seguras de soltar pipa, a conscientização do uso do cerol e fazer parcerias com a Cemig.

Novembro
Em novembro, nos dias 9 e 10, será promovido o VIII Futsal para Todos. O coordenador contou que o objetivo é envolver toda a população, pessoas de 6 a 70 anos de idade, resgatando esse programa de sucesso de anos anteriores.
Nos dia 9 e 10 será realizado o VIII Desafio de Xadrez Escolar. ?Começamos como um projeto piloto, implantado pelo prefeito no ano passado. O objetivo é oferecer a modalidade de uma forma mais oficial e não como apenas um jogo?, contou Samuel Nogueira.

Dezembro
No último mês do ano, ocorrerá na cidade a Copa Intercolegial de Handebol. ?Formiga tem esporte sim, até demais, não está a par quem fala que não tem, é preciso sim procurar o local adequado?, disse o coordenador.

Vandalismo nas quadras

Questionado sobre a situação das quadras esportivas em Formiga, Samuel Nogueira explicou que, em dezembro do ano passado, a Secretaria de Educação e Esportes fez uma inspeção nos locais. ?São cerca de 20 quadras e todas apresentam algum defeito. Elas ficam abertas ao público e, infelizmente, as pessoas não têm consciência. Como exemplo, temos a quadra do bairro Santa Luzia que foi reformada há pouco tempo e já tem vasos e vidros quebrados. A ideia inicial é começar a cercar as quadras para tentar solucionar o problema, isso ocorrerá aos poucos. Acho que as associações de bairro poderiam firmar uma parceria conosco e os presidentes ficar responsáveis por esses locais, como especificar horários de uso. A população tem que ajudar a cuidar, as pessoas veem alguém depredando esses lugares e se omitem infelizmente, isso é muito complicado?, concluiu o coordenador.

COMPATILHAR: