Tratar da dependência de nicotina é uma tarefa muito difícil, pois, além da dependência física, há também o fator psicológico, já que o bem estar do fumante está associado ao ato de fumar. Além disso, fatores como o fácil acesso, preço relativamente baixo e legalização (no sentido jurídico) da droga contribuem para o consumo do cigarro.
Os médicos reforçam que, antes de começar qualquer tipo de tratamento, é importante que o paciente esteja disposto a largar o cigarro. A partir daí, a pessoa pode ter acompanhamento de psicólogos e tentar, com isso, entender o motivo do vício, o que é a dependência, quais são os sintomas da abstinência, como lidar com eles, como se preparar para deixar de fumar e como evitar os gatilhos que dão vontade.
Uma outra alternativa para se alcançar sucesso no tratamento é a indicação, pelo médico, de remédios que auxiliam na redução da vontade de fumar. O principal segredo, entretanto, é assumir que o tabagismo faz mal e abre as portas para mais de 50 doenças, muitas delas graves e fatais, como câncer e o enfisema pulmonar (gás ou ar no órgão).

COMPATILHAR: