A verba indenizatória da Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) foi usada pelos deputados mineiros para promover confraternizações e pagar a conta de restaurantes de luxo. Quem mais gastou foi o deputado Irani Barbosa (PMDB, que apresentou notas referentes à alimentação que somam R$ 24,1 mil. Os gastos do parlamentar não ficaram restritos a Minas Gerais. Pelo menos R$ 618,58 foram pagos a um restaurante e a uma lanchonete de Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, durante o recesso parlamentar de janeiro.
A resolução da ALMG que regulamenta os gastos com a verba indenizatória não permite que assessores almocem por conta da Assembleia. No entanto, funcionários da Vila Giannina, restaurante localizado próximo à ALMG, dizem que servidores do gabinete do deputado Vanderlei Miranda (PMDB) ? justamente o que apresentou mais notas de alimentação do local ? sempre pedem o comprovante. O deputado nega que elas sejam apresentadas.
O Ministério Público precisa agir imediatamente contra esses abusos. E o presidente da casa, Alberto Pinto Coelho, que tem interesse em ser vice-governador na chapa do PSDB. O uso dessa ajuda de custo para pagar alimentação de parlamentares e assessores é o tema de mais uma matéria veiculada no Jornal Estado de Minas de Belo Horizonte. Os deputados estaduais mineiros envolvidos nos gastos com alimentação são os seguintes:
Getúlio Neiva (PMDB)
Irani Barbosa (PMDB)
Antônio Júlio (PMDB)
Ronaldo Magalhães (PV)
Domingos Sávio (PSDB)
Vanderlei Miranda (PMDB.

COMPATILHAR: