O Governo de Minas Gerais criou o conceito de Território de Desenvolvimento e o adotou, procurando assim garantir a participação de todos na administração estadual. Para tanto dividiu o Estado em 17 partes, separadas levando em consideração suas diferentes características.

Em cada um desses Territórios, foi instalado um Fórum Regional, com reuniões presenciais que segundo o governo contribuirão continuamente para o planejamento das ações a eles direcionadas pelo Estado.

“Este é um novo modelo de gestão, ouvindo e dialogando com a população, explicavam os defensores da nova política a ser implantada nas reuniões temáticas havidas”, isto em 2015.

Hoje, todos os 17 Territórios de Desenvolvimento já têm instalados os seus respectivos Fóruns, que permitirão que o governo identifique e estabeleça um plano de ação que considere o que realmente é importante para os mineiros. Mais de 25 mil pessoas já estiveram presentes nos encontros realizados de 2015 até agora, os quais subsidiaram a criação de um arquivo variado de sugestões e reivindicações.

Nessa semana o município de Formiga sediou um destes encontros, dirigido às cidades de Bambuí, Iguatama, Tapiraí, Córrego Danta, Medeiros, Córrego Fundo, Pains e Pimenta.

Para facilitar o entrosamento na troca de informações e reivindicações entre estes municípios integrantes do Território Oeste e o Estado, foram eleitos os membros do Colegiado Executivo dentre os presentes e ao final, elegeu-se como Representante: Olívio José Teixeira, prefeito de Bambuí e como Suplente, Eugênio Vilela, prefeito de Formiga. Representando o Legislativo foram eleitos: Gustavo Luís Garcia, de Córrego Dantas e como suplente, Breno Firmino do município de Pimenta.

Dentre outras autoridades estiveram presentes ao encontro: o secretário executivo de Governo e responsável pelo território Oeste, Willian Camargos e o formiguense Sheldon Almeida, Chefe de Gabinete da Secretaria Geral do Governo do Estado.

COMPATILHAR: