Na próxima sexta-feira (11), terá início a Copa do Mundo da África do Sul, a grande expectativa para as populações de todo o mundo. O Brasil já está em clima de Copa e, em Formiga, não é diferente. As escolas municipais, estaduais e particular que participaram do desfile cívico de aniversário da cidade, neste domingo (6), aproveitaram a ocasião para celebrarem, além dos 152 anos de Formiga, a realização da Copa de 2010.
Após o hasteamento das bandeiras, no Memorial dos 150 anos, a Banda Militar do 12º Batalhão de Infantaria (12º BI), da cidade de Belo Horizonte, entrou na avenida e encantou a todos. Primeiramente, os integrantes da banda desfilaram, depois se posicionaram próximo ao palanque e, entre uma escola e outra, faziam algumas apresentações. Na sequência, foi a vez dos atiradores do Tiro de Guerra (TG 04-030) desfilarem.
Diversas autoridades marcaram presença no palanque, como o prefeito Aluísio Veloso/PT, o vice-prefeito Antônio Metralha/PSB, os vereadores Gonçalo Faria/PSB; Cid Corrêa/PR, os peemedebistas Moacir Ribeiro e Mauro César; o presidente da Câmara, Edmar Ferreira/PT; os secretários Paulo Coelho (Gestão Ambiental), Geraldo Reginaldo de Oliveira (Educação), Maria Andrada (Cultura), José Tourinho (adjunto da Saúde), Valdeci Nascimento (Previfor), Sudário Macedo (Administração e Recursos Humanos), Altair Ribeiro (Ouvidor Municipal), além do deputado federal Jaime Martins/PR e do deputado estadual Rinaldo Valério/PSL e autoridades militares. O público também compareceu em peso e lotou as arquibancadas e a avenida.

Escolas municipais
Por volta das 9h, a Escola Municipal Paulo Barbosa abriu o desfile dos estudantes, com lindas porta-bandeiras, balizas e com a fanfarra caracterizada em clima da Copa do Mundo. Quem deu continuidade foi a E. M. Franklin de Carvalho, que também passou na avenida com as porta-bandeiras, balizas, a fanfarra e alunos participantes do projeto ?Aprender é um show de Bola?, todos vestidos em verde e amarelo e que surpreenderam fazendo movimentos de ginástica olímpica e rítmica.
O desfile das escolas foi interrompido para que a Banda do Batalhão de Infantaria fizesse uma homenagearem à cidade. Além de tocarem algumas canções, levaram o público a cantar os parabéns em grande estilo. Todos aplaudiram de pé a apresentação e o grupamento se despediu dos formiguenses.
O Centro Municipal de Educação Integral (Cemei) retomou o desfile, com as encantantes porta-bandeiras e três pequenas balizas que demonstraram muita flexibilidade e habilidades. A fanfarra, com uma faixa etária mais nova do que as outras, se exibiu com muito brilhantismo.
Dando sequência, os alunos da Escola Municipal José João de Melo fizeram questão de virem da comunidade rural de Fazenda Velha para prestarem homenagem à Formiga e deram um show na avenida.

Colégio Santa Teresinha
A única escola particular de Formiga a desfilar foi o Colégio Santa Teresinha, que arrancou calorosos aplausos. Além das habilidosas balizas e da tradicional fanfarra, que tocou acompanhada de saxofone, trombone e piston, uma alegoria de cérebro humano chamou a atenção. Até uma pomba foi solta em frente ao palanque das autoridades, enquanto as crianças faziam algumas coreografias. Dezenas de estudantes desfilaram com o novo uniforme do colégio e um pequeno carro alegórico levava um globo terrestre.

Escolas estaduais
A Escola Estadual Professor Tonico Leite (Got) também encantou com as lindas porta-bandeiras e balizas. Mas o que marcou o desfile da escola foi a homenagem ao coronel Gilberto Freitas, que foi convidado a descer do palanque e entrar na avenida, acompanhando os estudantes. Ele é o ?patrono? da fanfarra do Got, que leva o seu nome. Enquanto a fanfarra se apresentava com os mais variados ritmos em frente ao palanque, os estudantes passavam pela avenida e também foi feita uma homenagem aos ex-diretores da escola Tonico Leite. Um caminhão com crianças caracterizadas em clima da Copa do Mundo chamou a atenção e o ?verde e amarelo? tomou conta da pista.
A Escola Estadual Rodolfo Almeida também demonstrou seu amor à Formiga, com uma bela exibição da fanfarra e das balizas, que montaram uma verdadeira pirâmide humana em frente aos palanque. Também não faltar à homenagem à Copa do Mundo. Além das ?pomponetes? do Brasil, alunos desfilaram com a camisa da seleção brasileira, outros com camisas com os nomes dos países participantes da Copa da África do Sul. Também desfilaram com as camisas do time de vôlei da escola e dezenas de estudantes uniformizados.

Fechamento do desfile
O encerramento do desfile foi feito pela Escola Municipal Arlindo de Melo, com sua afinada fanfarra e com dezenas de estudantes, em seguida foi a vez do Clube dos Desbravadores de Formiga, com o apoio de desbravadores de outros municípios, homenagear a cidade. Eles fizeram uma dança usada para treinar os militares franceses e encantaram na brilhante apresentação. Os últimos a entrarem na avenida, já por volta das 14h, foram os alunos da Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho, que fecharam com chave de ouro o desfile cívico.

COMPATILHAR: