cidade durante esta semana, dava conta do fechamento de 14 leitos que, atualmente, estariam vazios na Santa Casa de Caridade de Formiga.
A preocupação de algumas pessoas, que entraram em contato com o jornal, surgiu após o óbito de uma mulher que aguardava no ambulatório do Pronto Atendimento Municipal (PAM) uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
Os denunciantes questionaram o fato de haver pessoas em estado grave no ambulatório do PAM, enquanto quartos estavam vagos na Santa Casa.
Buscando informações sobre o caso, nossa equipe conversou com a diretora administrativa da entidade, Mariana Xavier, que desmentiu os boatos e explicou como funciona o sistema de leitos. ?Não estamos fechando leitos de maneira alguma e não procede essa informação de que temos 14 deles vazios. A Santa Casa está lotada, incluindo a Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, se a indicação médica é de que o paciente vá para a UTI, um quarto do hospital não oferecerá nada além do que o ambulatório oferece?, explicou.
É importante lembrar que o encaminhamento do paciente para a UTI é feito pela Central de Leitos, que controla as vagas em todo o Estado e não pela Santa Casa.
Segundo a diretora administrativa, essa preocupação da população é normal e a superlotação no PAM gera tudo isso. ?Essa é a realidade de todos os pronto-atendimentos do Estado, gera a sensação de que há mesmo negligência, mas não é responsabilidade da Santa Casa. Uma vez indicada a internação em leitos normais, ela será feita naturalmente?, completou.
Uma das maneiras de se evitar acúmulo de pessoas para serem atendidas no PAM, seria a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que após várias mudanças de data, estava prevista para o início de 2014. O ano vai passando, os problemas no PAM vão se agravando e nenhuma data foi divulgada de quando, enfim, a UPA entrará em funcionamento.
A última informação é do mês de fevereiro quando foi confirmado o depósito da verba do Governo do Estado da ordem de R$ 1,2 milhão destinada a compra de equipamentos e móveis para a UPA. Em resposta ao questionamento do vereador Mauro César, a Secretaria de Saúde informou que a inauguração da UPA estava prevista para o segundo semestre de 2014. Como o semestre se finda em 31 de dezembro…

COMPATILHAR: