Preocupados com as questões ambientais e com a destinação adequada dos resíduos à base de óleo, representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) se reuniram na manhã de quinta-feira, dia 19, com membros da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental e proprietários de oficinas mecânicas, lavadores de veículos, postos de gasolina e similares para discutirem sobre o assunto.
O objetivo da reunião, segundo informou o fiscal e técnico em gestão ambiental Fábio Aparecido Mendes, foi esclarecer as dúvidas dos empresários quanto ao descarte adequado de óleos lubrificantes e similares. Na ocasião, foi informado aos empresários que tratam-se de resíduos especiais e que merecem uma finalização mais adequada, pois não podem ser destinados ao aterro controlado nem ao aterro sanitário, por isso, a destinação deve ser feita por uma empresa específica.
Segundo Fábio Mendes, os empresários terão um prazo, inicialmente de 15 dias, para regularizar a situação quanto ao destino correto dos resíduos. Entretanto, mais reuniões serão marcadas para definirem se esse prazo é adequado ou se deve ser estendido. Os donos dos estabelecimentos deverão chegar a um consenso e procurar uma empresa com melhor preço para recolher os detritos à base de óleo.
Cerca de 25 proprietários compareceram à reunião, mas o número de empresas desse setor é de aproximadamente 80. Por isso, de acordo com Fábio, há a necessidade de mais encontros para atingir o maior número possível de envolvidos, pois todos os estabelecimentos serão fiscalizados.
A ACIF e a CDL tiveram a iniciativa de se reunirem com membros da Secretaria de Gestão Ambiental devido à reivindicação por parte de alguns empresários, devido às inúmeras dúvidas e ao fato de que a secretaria intensificará a fiscalização desses estabelecimentos, a fim de acabar com as irregularidades.

COMPATILHAR: