Preocupados com as questões ambientais e com a destinação adequada dos resíduos à base de óleo, representantes da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) irão se reunir com membros da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, além de proprietários de oficinas mecânicas, lavadores de veículos, postos de gasolina e similares, para discutirem sobre o assunto. A reunião acontecerá nesta quinta-feira (19), às 7h15, no auditório da CDL.
O objetivo da reunião, segundo informou o fiscal e técnico em gestão ambiental Fábio Aparecido Mendes, é esclarecer as dúvidas dos empresários quanto ao descarte adequado de óleos lubrificantes e resíduos similares produzidos por esses segmentos. Fábio Mendes explicou ainda que tratam-se de resíduos especiais e que merecem uma finalização mais adequada, pois não podem ser destinados ao aterro controlado nem ao aterro sanitário, por isso a destinação é feita por uma empresa específica.
Conforme informou a assessoria de comunicação da Acif, esta é uma atitude de responsabilidade social e de desenvolvimento sustentável, uma vez que ?as transformações sócio-econômicas dos últimos anos têm afetado o meio ambiente e, conseqüentemente, o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização dos lucros? , disse em nota a assessoria..
A ACIF e a CDL tiveram essa iniciativa devido à reivindicação por parte de alguns empresários, já que a Secretaria de Gestão Ambiental irá intensificar a fiscalização de oficinas mecânicas, lavadores, postos de gasolina e estabelecimentos similares a fim de acabar com as irregularidade, por isso a necessidade de repassar informações e dicas para os proprietários destes estabelecimentos, além de esclarecer as dúvidas sobre a destinação correta desses resíduos.

COMPATILHAR: