Começaram nesta segunda-feira (28) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o sistema prisional. Em Minas Gerais, 795 detentos de 43 unidades se inscreveram para o exame, com o objetivo de conquistar o certificado de conclusão do ensino médio ou se candidatar a vagas em instituições de ensino superior. É o segundo ano em que as provas acontecem em unidades prisionais de Minas Gerais, que já é o 4º estado brasileiro no ranking de inscrições. As provas terminam nesta terça-feira (29).
Somente na Região Metropolitana de Belo Horizonte são 227 presos inscritos, sendo 70 deles da Penitenciária José Maria Alkimin (PJMA), em Ribeirão das Neves, a unidade com o maior número de inscrições no Estado.
O detento Roberto da Silva Pereira, de 28 anos, concluiu o ensino médio na escola da Penitenciária José Maria Alkimin e agora, por meio do Enem, quer tentar uma bolsa para cursar administração. ?Estudar na unidade mudou meu jeito de ser, meu caráter e meu relacionamento com os outros. A única forma de ter um futuro melhor quando sair daqui é continuar estudando?, disse.
Roberto é um dos 5.500 presos mineiros que estudam enquanto cumprem pena. De acordo com o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, o estudo e o trabalho são pilares da política de humanização do sistema prisional mineiro. ?Minas Gerais é o Estado que tem, proporcionalmente, o maior número de presos trabalhando e estudando enquanto cumprem pena. Temos investido fortemente na ressocialização dessas pessoas?, afirmou o secretário.
Exemplo
O detento da PJMA, Frederico Martins Pádua Alves, de 28 anos, fez o Enem ano passado e conquistou um desconto de 50% para cursar Turismo à distância. Nesse ano, estava novamente ocupando uma cadeira na sala reservada para a realização da prova, dessa vez para tentar a bolsa integral na Universidade e para continuar se reavaliando. ?Essa foi a oportunidade da minha vida. Nunca pensei que fosse entrar na faculdade, não imaginei que eu fosse capaz. Agora meu principal objetivo é concluir os estudos?, contou.
Dedicação
No primeiro dia de prova do Enem são avaliados os conteúdos de ciências humanas e ciências da natureza. Já no segundo dia (terça, 29) o conteúdo será linguagens, códigos, matemática e redação. Thiago Souza de Brito, de 26 anos, fez as provas no ano passado, mas não conseguiu a pontuação necessária para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Neste ano, reforçou os estudos, mesmo trabalhando em uma construtora fora da unidade. ?Foi bem corrido, mas levei os livros e estudei no horário do almoço. Minha intenção é conseguir bolsa para a faculdade de psicologia?, afirmou.

COMPATILHAR: