O Detran adiou o prazo para implantação do padrão Mercosul nas placas dos veículos em Minas Gerais. O órgão informou, na sexta-feira (30), que pediu a extensão da obrigatoriedade da regra para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Inicialmente, o novo modelo deveria entrar em vigor a partir deste sábado (1º). Agora, só será implementado no Estado no próximo dia 17.

“Devido às alterações recentes, que foram noticiadas para retirada dos brasões de municípios e bandeiras dos Estados das placas MERCOSUL, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) esclarece que solicitou extensão do prazo para cumprir as Resoluções 729 e 733 do Denatran”, justificou.

Nova placa

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a produção das placas de identificação dos veículos brasileiros no padrão dos países do Mercosul. O novo padrão tem quatro letras e três números, diferente do modelo usado até então, com três letras e quatro números. Outra diferença é que a cor do fundo das placas será sempre branca. 

Em dezembro deste ano, os veículos devem ser registrados no novo modelo. Aqueles em processo de transferência de município ou propriedade ou quando houver a necessidade de substituição das placas também.

Substituição da placa

A resolução permite ainda que o proprietário do veículo antecipe a substituição da placa, mantenha os números originais no cadastro e altere os caracteres no novo modelo a ser instalado.

Conforme outra resolução, a medida se aplica a todos os tipos de veículo, incluindo reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.

Para veículos já emplacadas, a troca será opcional. As novas placas são revestidas com película retrorrefletiva e têm fundo branco com margem superior azul. Além de estampar a bandeira brasileira com o símbolo do Mercosul, o novo modelo mantém os atuais sete caracteres alfanúmericos e apresenta ainda Quick Response Code (QRCode) e número de ID único para coibir fraudes.

(Imagem: divulgação Hoje em Dia)

 

 

Fonte: Hoje em Dia ||

COMPATILHAR: