Redação Últimas Notícias

Dez alunos de seis escolas de Formiga foram medalhistas na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).

A lista de vencedores foi divulgada no dia 4 deste mês no site da competição.  Formiga foi premiada com um ouro, quatro pratas, cinco bronzes e mais de trinta menções honrosas.

O estudante que se classificou em primeiro lugar foi Marcelo Faria Gonçalves Silva, aluno do  IFMG – campus Formiga. Ele cursa o 4° ano do técnico integrado em eletrotécnica e esta foi a segunda medalha de ouro que o estudante conquistou na Obmep e a sexta na competição. “Fiquei muito feliz este ano quando recebi o ouro, sem dúvidas é uma grande conquista e eu conseguindo isso pela segunda vez e ainda no nível 3, que é o do ensino médio, me senti muito honrado”.

No início do ano, Marcelo também foi medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). “Minha motivação principal para disputar a Obmep foi minha participação em uma olimpíada do conhecimento. Já na Olimpíada de Biologia tive apoio, em especial, das professoras de biologia do IFMG”.

Além de Marcelo, outra aluna do IFMG foi medalhista na Obmep. Ana Paula Silva Castro conquistou medalha de prata. Em 2017, a estudante recebeu menção honrosa na competição.

As outras três medalhas de pratas foram conquistadas por Jean Felipe Leal (E.E. Professor Joaquim Rodarte); Alisson Pedroso Nepomuceno Arantes (E.E. Rodolfo Almeida) e Breno Costa Leonel (E.E. Aureliano Rodrigues Nunes).

Os alunos que conquistaram a terceira colocação e levaram bronze foram: Aline Rita Fernandes (E.E. Aureliano Rodrigues Nunes); Kauany Sebastiana Arantes (E.M. Jose João de Melo); Victor LuisAraujo Lima e Rafael Rezende da Silva (E.E. Rodolfo Almeida) e Samuel Carvalho Garcia (E.E. Dr. Abílio Machado).

Além dos medalhistas, 31 estudantes sendo de seis instituições estaduais e de duas escolas municipais receberam premiação de honra ao mérito pelo bom desempenho na competição. Três alunos do Colégio Santa Teresinha também receberam a honraria. Confira a lista completa no site da Obmep. Neste ano, mais de 7.500 competidores receberão menções honrosas.

Uma professora formiguense também foi premiada na competição. Simone Aparecida da Costa Assis leciona na E.E. Professor Joaquim Rodarte e na E.M. José Antônio do Couto. Dois alunos da professora, um de cada instituição, foram medalhistas.

Todos os estudantes medalhistas e os que receberam menção honrosa poderão fazer parte do Programa de Iniciação Científica (PIC). Cada estudante receberá uma carta, contendo as orientações para o processo de inscrição na 15ª edição do PIC, a partir de segunda-feira (16).
 Os alunos interessados em participar do programa deverão entrar em contato com a equipe do PIC pelo e-mail: pic@ obmep.org.br.

 Neste ano, a olimpíada distribuiu, para estudantes de escolas públicas, um total de 522 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata, 4.508 medalhas de bronze e 42.432 certificados de menção honrosa. Da rede particular, foram premiados 76 alunos com medalhas de ouro, 246 de prata, 675 de bronze e 5.701 certificados de menção honrosa.

No estado

Em Minas Gerais 1.070 estudantes foram medalhistas, sendo 85 ouro, 242 prata e 743 bronze. Nove professores da rede estadual de ensino mineira foram premiados.

A competição

A Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio. Criada em 2005, a competição tem objetivos de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica.

A olimpíada é realizada pelo Impa e pelos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A prova da 1ª fase ocorreu no dia 21 de maio. Após a correção, realizada nas próprias escolas, 949.240 estudantes foram classificados para a segunda fase, realizada no dia 28 de setembro.

COMPATILHAR: