A partir de 2020, dez escolas estaduais do Centro-Oeste de Minas vão oferecer ensino médio integral para os alunos. Entre os municípios divulgados pelo governo do estado estão: Bom Despacho, Divinópolis e Pará de Minas, sendo esta última cidade contemplada com quatro unidades com carga horária do ensino médio estendida.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação, ao todo, 281 escolas terão as aulas estendidas, sendo que deste total, 44 unidades de ensino oferecerão a educação em ensino médio integrado à educação profissional. Pela primeira vez a disponibilização dos cursos foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.

Nesse modelo, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante instrumentos para que ele possa pensar, planejar e se preparar para o futuro. Nessas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é a vocação que tem e dar os próximos passos ao finalizar a educação básica, como pontuou a Secretaria de Estado de Educação.

No município de Bom Despacho, sete escolas estaduais oferecem o ensino médio. No entanto, apenas a Escola Estadual Miguel Gontijo foi contemplada com a iniciativa. De acordo com o diretor Ronaldo Lúcio Ferreira, ela vai ocorrer de forma gradativa, sendo que em 2020 apenas os alunos do 1º ano terão a carga horária estendida. Ao todo, 80 alunos serão matriculados na nova proposta.

“Nossa expectativa é muito grande e acredito que o ensino médio em tempo integral veio para ficar. Serão nove aulas por dia, um total de 45 pior semana, com atividades integradoras que vão auxiliar na fixação de conhecimento. É um modelo novo em Minas, um desafio para todos. Os pais compararam a ideia e os alunos também estão aceitando mediante às propostas e possibilidades que estamos apresentando”, destacou o diretor Ronaldo Lúcio.

Confira a lista com as cidades e escolas contempladas na região Centro-Oeste de Minas:

Ensino Médio Integral

MunicípioEscola Estadual
PitanguiEE Monsenhor Arthur de Oliveira
OliveiraEE São João Batista
Pará de MinasEE Professor Wilson de Melo Guimarães
Pará de MinasEE Padre Libério
Pará de MinasEE Francisco de Assis Viana
Pará de MinasEE Evany Villena Diniz
Bom DespachoEE Miguel Gontijo
Carmo do CajuruEE Melquiades batista de Miranda
ItaúnaEE Professora Gilka Drumond de Faria
ArcosEE Escola Dona Berenice de Magalhães Pinto
DivinópolisEE São Vicente

Fonte: SEE-MG

 

Fonte: Matéria do G1||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2019/12/17/dez-escolas-estaduais-do-centro-oeste-de-minas-terao-ensino-medio-integral-a-partir-de-2020.ghtml
Imprimir
Comentários