Da Redação – Últimas Notícias

Imagens feitas nesse domingo (16), flagraram dezenas de pessoas no distrito de Santo Hilário, em Pimenta, desrespeitando decretos que proíbem aglomerações durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) e fazendo uso de equipamentos de som automotivos em volume bem acima do permitido.

É possível observar nas filmagens que as dezenas de pessoas presentes não fazem uso de máscaras e também não mantém o distanciamento necessário, mostrando total desconsideração com o cenário atual que já ceifou mais de 107 mil vidas no país.

O caso foi denunciado na página da Instância de Governança Regional de Turismo (IGR) da região, conhecida como Circuito Grutas e Mar de Minas que considerou o ato como “turismo predatório”, por descaracterizar o tipo de turismo que tornou o distrito conhecido e os danos aos moradores: “Santo Hilário foi conhecido pelo seu turismo de paz, pelo sossego, aconchego, natureza, cachoeiras, turismo para família e por ser frequentado por pessoas que preservam o lugar. O turista sempre foi respeitado pelo morador, sempre foi bem recebido. Mas essa situação aqui é lamentável”, diz o post publicado pelo circuito.

O uso de equipamentos de som automotivos para a realização de festas ao ar livre não é novidade na região do distrito, onde se acumulam reclamações de moradores, mesmo o barulho produzido ser considerado como perturbação do sossego. Agora, em plena pandemia, é necessário que autoridades competentes trabalhem para que esse tipo de “evento” não mais aconteça por se tratar de um risco à saúde pública, punindo, inclusive, os responsáveis pelos ajuntamentos, caso existam.

“Isso aqui não é turismo, pode ser qualquer coisa, menos turismo. Santo Hilário merece respeito!”, termina a nota postada pelo circuito pedindo providências por parte da Polícia Militar e da Prefeitura de Pimenta.

Confira as imagens e a postagem feita pelo Circuito

View this post on Instagram

REPUDIO**** REPUDIO*** Não ao turismo predatório!! 🚫❌🆘️ Alô Ministério Público! Alô Prefeitura! Alô Policia Militar! Como IGR a qual Santo Hilário participa, estamos sem palavras com o que está acontecendo em Santo Hilário. Esses videos são de ontem dia 16/08, sim, em plena pandemia essa quantidade absurda de gente. Falta de empatia e respeito com os moradores do distrito. Santo Hilário foi conhecido pelo seu turismo de paz, sossegado, aconchego, natureza, cachoeiras, turismo para familia e pessoas que preservem o lugar. O turista sempre foi respeitado pelo morador, sempre foi bem recebido. Mais essa situação aqui é lamentável. Isso aqui não é turismo, isso aqui não tem nada haver com a comunidade, isso aqui é bagunça, essas pessoas estao desrespeitando os moradores. Sim, os moradores não querem essas situação por la. Pedimos aos visitantes que cuide e proteja Santo Hilário. Prefeitura, PM, façam alguma coisa, o turismo de Santo Hilário não merece isso! NÃO AO TURISMO PREDATÓRIO, NÃO A BAGUNÇA, NÃO A BADERNA. SANTO HILÁRIO MERECE RESPEITO! Em definitivo, o Grutas e Mar de Minas é contra esse tipo de Turismo. Contra, contra nesse momento de pandemia essa aglomeração. Somos contra o desrespeito com os moradores de Santo Hilário que sempre abriu as portas para o turista, que sempre foi receptivo com as pessoas. Isso aqui não é turismo, pode ser qualquer coisa, menos turismo. Santo Hilário merece respeito! #porsantohilario #naoaoturismopredatorio #naoaoturismosemcuidado #nãoàbagunça

A post shared by IGR Grutas e Mar de Minas (@grutasemardeminas) on

COMPATILHAR: