Na manhã desta quarta-feira (20), servidores da Secretaria de Gestão Ambiental estavam distribuindo mudas de árvores na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade, além de panfletos informativos sobre a coleta seletiva.
Dezenas de pessoas se aglomeraram em frente ao caminhão da secretaria para garantir uma das 200 mudas, que foram distribuídas em menos de meia hora. As mudas foram doadas pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF) de Arcos e cada pessoa podia pegar apenas uma muda.
Segundo a organizadora da distribuição das mudas, Norma Rodrigues Nunes de Senna, esta campanha é uma forma de conscientizar a população formiguense sobre a educação ambiental, trabalhando a coleta seletiva e também plantando mais árvores em Formiga.
Os funcionários da secretaria também deram dicas sobre a coleta seletiva, como plantar as mudas, os cuidados com as plantas e outras informações referentes à preservação do meio ambiente.
Essa campanha de educação Ambiental se estenderá por seis meses, sendo que um mês já foi trabalhado, com palestra nas escolas, distribuição de panfletos e outras atividades. Ainda faltam cinco meses e a população de Formiga pode esperar diversas atividades, como distribuição de mais mudas, teatro, palestras em diversos setores para atingir toda a população formiguense.
A coordenadora ressaltou: ?a gente está distribuindo as mudas para chamar a atenção da população, mas o mais importante mesmo é estar separando o lixo para a coleta seletiva e, assim, estar preservando o meio ambiente, pois não adianta nada plantar sem fazer a coleta correta do lixo, pois o lixo impede o desenvolvimento do ecossistema.?
O principal objetivo desta campanha é incentivar a coleta seletiva, pois, muitas coisas que são jogadas fora, às vezes, são o sustento de outras pessoas. Também ajuda a manter a cidade limpa, além de evitar entupimento dos bueiros, poluição de matas, rios e córregos.

COMPATILHAR: