Redação Últimas Notícias

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi iniciada em Formiga na semana passada. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando nos PSF’s doses da vacina para imunização das crianças de seis meses e menores de cinco anos.

O próximo passo será a realização do “Dia D” que ocorrerá neste sábado (19).

As unidades básicas de saúde estarão abertas de 8h às 16h para aplicação das doses. Para receber a vacina, pais ou responsáveis devem apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação da criança.

O Ministério da Saúde realiza a campanha depois de anos sem a necessidade de operação de combate à doença, já que, em 2016, o país recebeu o certificado de eliminação de circulação do sarampo.

A campanha, que se estenderá até o final de novembro, foi dividida em duas etapas: a primeira ocorre entre os dias 7 e 27 de outubro e é direcionada às crianças de seis meses e menores de cinco anos e a segunda será entre os dias 18 e 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos. Para esse grupo de adultos, está agendado um segundo “Dia D” no dia 30 de novembro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo da primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019.

Sobre o segundo grupo, o órgão afirma que a escolha foi feita devido ao número expressivo de casos confirmados nessa faixa etária.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel, ressaltou que o mais importante da campanha é desenvolver a sensibilidade dos pais para a importância da vacinação dos filhos não só contra o sarampo, mas outras doenças. “Acredito que seja uma questão de amor e responsabilidade dos pais manterem o cartão de vacina dos filhos atualizado”.

COMPATILHAR: