A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi iniciada em Formiga na semana passada. Desde então, a Secretaria Municipal de Saúde está disponibilizando nos PSFs doses da vacina para imunização das crianças de seis meses e menores de cinco anos.

O próximo passo será realização do “Dia D” que ocorrerá no próximo sábado (19).

As unidades básicas de saúde estarão abertas de 8 às 16 horas para aplicação das doses. Para receber a vacina, pais ou responsáveis devem apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação da criança.

O Ministério da Saúde realiza a campanha depois de anos sem a necessidade de operação de combate à doença, já que, em 2016, o país recebeu o certificado de eliminação de circulação do sarampo.

A campanha, que se estenderá até o final de novembro, foi divida em duas etapas: a primeira ocorre entre os dias 7 e 27 de outubro e é direcionada às crianças de seis meses e menores de cinco anos e a segunda será entre os dias 18 e 30 de novembro para adultos de 20 a 29 anos. Para esse grupo de adultos, está agendado um segundo “Dia D” no dia 30 de novembro.

Segundo o Ministério da Saúde, a priorização do grupo da primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, nos surtos registrados em 2019. “As crianças menores de cinco anos de idade apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecção no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo”, salienta o ofício do ministério.

Sobre o segundo grupo, o órgão afirma que a escolha foi feita devido ao número expressivo de casos confirmados nessa faixa etária.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pimentel, ressaltou que o mais importante da campanha é desenvolver a sensibilidade dos pais para a importância da vacinação dos filhos não só contra o Sarampo, mas outras doenças. “Acredito que seja uma questão de amor e responsabilidade dos pais manterem o cartão de vacina dos filhos atualizado. ”

COMPATILHAR: