Nesta terça-feira (21), é comemorado em todo o Brasil o Dia da Árvore. A data foi escolhida em virtude do início da primavera.

A árvore é um importante símbolo da natureza, um valiosíssimo recurso natural e, por isso, a necessidade de se escolher uma data no calendário para que anualmente a população possa refletir sobre a importância da preservação das matas e florestas, conservação do meio ambiente e manutenção da qualidade de vida de nós seres humanos.

O 2º Pelotão PM de Meio Ambiente em Formiga destaca que as árvores trazem inúmeros benefícios para a comunidade. Além de embelezarem, propiciando um ambiente de paz e tranquilidade, podem oferecer alimentos apor meio de seus frutos, protegem a biodiversidade da fauna, diminui a poluição sonora, garante a manutenção de um clima mais ameno aos efeitos do calor, filtra o ar absorvendo gás carbônico e ofertando oxigênio para a nossa respiração, protegem o solo da degradação, assim como auxiliam na infiltração das águas das chuvas que abastecem as nascentes dos nossos rios entre outros inúmeros benefícios.

Porém, muitas pessoas continuam a realizar práticas que agridem esse importante recurso e degradam o meio ambiente. Como ainda estamos no período de estiagem com o fim do inverno, o clima seco é muito favorável a ocorrência de queimadas. Essa prática é muito utilizada pela população e resulta em danos incalculáveis para a natureza, em especial para a fauna e flora. Assim as árvores sofrem muito com essa ação irresponsável.

Há também a ocorrência de desmatamento que feito de maneira irregular, sem a avaliação ambiental de profissionais e anuência das autoridades competentes e resulta também em uma ação negativa a conservação da natureza.

Por isso, a Polícia Militar de Meio Ambiente alerta a população que essas práticas de queimadas e desmatamento irregular não devem ser realizadas. Além dos transtornos já informados, realizar queimadas, incêndios e desmate é crime.

Está previsto na Lei 9.605/98 (lei dos crimes ambientais). Além disso, quem realiza essas ações também será penalizado com multa com valor inicial de R$591,60 e conforme o tamanho da área atingida, podendo ainda esse valor ser multiplicado várias vezes, quanto maior for à área queimada/desmatada.

A Polícia de Meio Ambiente conta com o apoio da população com intuito de identificar autores de crimes ambientais nos municípios da região, repassando as informações para o 2º Pelotão PM de Meio Ambiente, ou pelo Disque Denúncia 181.

Fonte: Polícia Militar de Meio Ambiente

COMPATILHAR: