No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889.
O Dia da Bandeira é uma das datas instituídas para manter viva a história do país e o hasteamento desse símbolo nacional em estabelecimentos públicos é obrigatório, principalmente em datas alusivas à pátria.
No fim da manhã desta terça-feira, a redação do jornal Nova Imprensa esteve em alguns estabelecimentos públicos em Formiga e constatou que, alguns estavam em desacordo com o que prevê a Constituição Federal, na Lei 5.443, de 28 de maio de 1968 que estabelece o hasteamento da bandeira do Brasil nesta data. A Lei prevê inclusive uma solenidade em memória ao dia em que o símbolo nacional foi instituído, o que ocorreu apenas na sede do TG 04-030 e em algumas escolas.
No Fórum Magalhães Pinto e em uma escola estadual localizada no Centro da cidade, a bandeira não estava hasteada. O mesmo ocorreu em Secretarias Municipais.
Na Prefeitura, na Câmara, no Tiro de Guerra, como deve ser diariamente, a bandeira do Brasil, juntamente com os símbolos do Estado e de Formiga estavam devidamente hasteados.

COMPATILHAR: