Na sexta-feira (5), cerca de 30 veículos da Prefeitura de Formiga saíram em carreata do Unifor-MG, percorrendo as principais ruas do Centro da cidade, até chegar ao Terminal Rodoviário.
A carreata, acompanhada de muitos fogos de artifício, foi a maneira encontrada pela administração municipal para chamar a atenção da população para o ?Dia de Alerta? contra a dengue.
De acordo com o coordenador do setor de endemias, Anderson Avelar, cada carro levava em média oito pessoas, como agentes de endemias, funcionários da Prefeitura e voluntários do TG 04-030. Somados aos estudantes que participaram do Mutirão Educacional, a mobilização envolveu mais de 5 mil pessoas entre servidores e voluntários.
Ao chegar nas imediações do Terminal Rodoviário, as equipes se encaminharam para os 68 bairros de Formiga para que realizassem um mutirão de limpeza. Voluntários e servidores recolhiam os lixos e entulhos encontrados que, em seguida, foram levados para a Usina de Triagem do Aterro Sanitário Areias Brancas.
Além disso, os alunos de escolas estaduais, municipais e particulares de Formiga saíram às ruas participando do Mutirão Educativo, com a entrega de panfletos e passando para a população importantes informações de como combater a dengue.
Andersom Avelar falou sobre a importância do voluntariado no combate à doença. ?Além da mão de obra para a retirada do lixo, os voluntários se tornam nossos multiplicadores, porque eles vêem os problemas de perto e, no dia a dia, acabam conscientizando a todos que estão próximos?, comentou.
O coordenador ressaltou que a população precisa entender que ela é 100% responsável pelo combate ao mosquito transmissor da dengue. ?80% dos focos estão dentro das residências e o principal criadouro é o material reciclável. A Prefeitura não só precisa como depende da integração com a população e com o voluntariado no combate à dengue?, finalizou.

COMPATILHAR: