O curso de Serviço Social do Centro Universitário de Formiga realizou, na semana passada, programação comemorativa ao Dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio.

O evento teve como tema “80 anos de Serviço Social: Avanços e Desafios” e contou com palestras, debates, recitação de poesias, dentre outras ações. As atividades foram realizadas no Multimeios II e foram prestigiadas por estudantes, egressos do Unifor-MG e profissionais de diversas áreas.

O coordenador do curso, Warles Rodrigues Almeida, destacou que a programação proporcionou um importante espaço para aprofundamento de reflexões sobre os desafios que o Serviço Social enfrentou ao longo das oito décadas de existência.

“A profissão foi capaz de se reinventar e reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento”, destacou.

A palestra “A formação em Serviço Social na década de 80: Avanços e Desafios” foi ministrada pela assistente social Marilda Laudares, que trabalha no Tribunal de Justiça da Comarca de Formiga e é considerada uma importante referência para a categoria. Além de enriquecer as discussões com suas experiências, a profissional foi elogiada pela sua atuação. A assistente social ressaltou que durante sua trajetória procurou mostrar para as pessoas que existem direitos e que eles podem ser acessados.

O tema “80 anos do Serviço Social: Uma profissão inscrita no Brasil” foi apresentado por Jefferson Pinto Batista, presidente em exercício do Conselho Regional de Serviço Social-CRESS-MG. Ele falou sobre os movimentos sociais e a atuação do Assistente Social para “dirimir no máximo a miséria do País”.

O presidente interino mencionou questões da categoria, como a luta pela jornada de 30 horas semanais e pelo fortalecimento do projeto ético político da profissão. Também ressaltou a importância da participação de todos nas atividades do conselho.

Experiências  

A programação contou ainda com “Relatos de Experiência Profissional dos egressos do Curso de Serviço Social”. Participaram da atividade os seguintes palestrantes: Daniane Aparecida Nunes, Samuel José Martins da Silva, André Luiz Martins de Pádua, Monicia Paula Lemos, Stephanie Fernandes Câmara.

Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a história do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Formiga. As atividades foram encerradas com a apresentação da Poesia: “Minha História em Versos”, de autoria de Victor Marques Paiva Alves, do 7o Período do curso.

 

Fonte: Unifor-MG ||

print

Comentários