No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente. Em muitas cidades brasileiras tal comemoração já é oficial. Em outras há projetos para oficializar. A ideia nasceu no Rio Grande do Sul em 2003 e espalhou-se pelo Brasil.
A data, que é a grande sensação do comércio na temporada de inverno, serve para a distribuição de brindes, divulgação de campanhas de valorização do cliente e promoções. O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar as relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criarem novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a geração de emprego e renda.
Estrategicamente, a data de homenagens e agradecimentos ao cliente foi escolhida para ser no dia 15 de setembro, por não haver nada no calendário comercial.
Há diferenças entre cliente e consumidor, cuja data é comemorada em 15 de março. Consumidor é aquele que compra para seu próprio uso e não para revender, já cliente é o que compra com o caráter da habitualidade de um mesmo fornecedor; a figura do antigo freguês.
Vale lembrar que o cliente de hoje quer mais do que apenas informação. Ele quer atitude. Ele quer contato. Ele pode ser um excelente contato. Ele quer ser compreendido.

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