Os vereadores aprovaram durante a reunião de segunda-feira (27) na Câmara Municipal o projeto de lei 369/2011 que institui o Dia do Contabilista e o Dia do Contador. O projeto é de autoria de José Gilmar Furtado (Mazinho/DEM).
De acordo com a proposição, ficam instituídas no calendário cívico cultural do município de Formiga as seguintes datas comemorativas: Dia do Contabilista a ser comemorado no dia 25 de abril e o Dia do Contador no dia 22 de setembro. As datas serão celebradas em reunião ordinária na Câmara Municipal.
Caso as datas citadas não coincidem com o dia de reunião ordinária na Câmara Municipal, as comemorações se darão na reunião imediatamente anterior.
A justificativa do projeto ressalta o intuito de prestigiar e reconhecer estes profissionais essenciais à economia e às finanças.
Distinção de tarefas
A principal tarefa do contabilista é organizar e supervisionar a contabilidade de todas as camadas da sociedade, órgãos públicos, de seus administradores e essencialmente dos cidadãos por intermédio de uma empresa. Ele administra a situação financeira de quem contrata seus serviços, é responsável pela gestão orçamental. O contador é um profissional universitário que exerce funções técnicas e acadêmicas da contabilidade, que cursou ciências contábeis. Já o técnico em contabilidade é o sucessor do antigo guarda livros, profissional formado pelos cursos profissionalizantes das escolas técnicas do comércio.

COMPATILHAR: