Mais uma edição do Dia do Ensino Responsável foi promovida no sábado (29), na praça São Vivente Férrer, das 8h às 12h. Diversas atividades foram oferecidas à comunidade formiguense, por coordenadores, professores e acadêmicos de vários cursos do Unifor.
O evento também teve a participação de representantes do Projeto Asas da Liberdade e dos músicos Karol Shiena, aluna do curso de educação física, e Ricardo, que mais uma vez animaram o público. Também foram apresentados números de dança pelo aluno do curso de educação física Michael Douglas de Oliveira.
A população teve a oportunidade de participar de várias atividades como: pintura de rosto e serviço de manicure em crianças, montagem do baralho de história, além de muitas brincadeiras e diversão para pais e filhos; atendimento jurídico a pessoas carentes da Comarca de Formiga nas áreas cível e criminal; avaliação do IMC (Índice de Massa Corpórea) e esclarecimentos sobre os benefícios da atividade física; prevenção da obesidade, diabetes e hipertensão; aferição de pressão arterial, dicas de saúde e medição de glicemia capilar; distribuição de mudas de variadas espécies de plantas medicinais; informações e orientações sobre a posse responsável de animais e sobre castração; serviços de manutenção de computadores e orientações básicas sobre segurança da informação e na internet; restauração de documentos oficiais, dentre outras.
Avaliação do evento
Os participantes aprovaram o evento e muitos deles comentaram sobre a importância dos serviços prestados à comunidade. Matheus Nascimento levou o pequeno Ígor, de 2 anos, e o acompanhou nas brincadeiras, pintura de rosto e outras atividades. Ele parabenizou pela iniciativa e oportunidade de lazer para as crianças.
Daniel Oliveira achou muito válida a distribuição de mudas de plantas medicinais e de receber orientações quanto ao uso das ervas e de sua importância para a saúde.
Edvandro da Silva Leal aproveitou para aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia, também elogiou a ação em benefício da comunidade. ?É uma boa iniciativa para divulgar a importância dos cursos do Unifor e para que possamos cuidar da saúde?, salientou.
A senhora Sônia Nadir ressaltou que foi muito bom poder fazer algumas avaliações físicas e receber orientações para ter uma melhor qualidade de vida e praticar atividades regularmente. Ela destacou o carinho e a atenção da equipe do Unifor.
Segundo a coordenadora do Cepep (Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância), professora Ivani Pose Martins, ?o Unifor, além de se preocupar com o ensino, também se preocupa em estreitar os laços com a comunidade, oferecendo serviços voltados para a saúde e para o bem-estar. Esse é o papel do Dia do Ensino Responsável?.
A coordenadora geral de graduação, Rachel de Castro Eduardo Matias, comentou que ?a importância maior do evento é inserir os alunos nas necessidades da população, porque, o que eles aprendem na universidade, não é só para o conhecimento deles, mas para partilhar com a sociedade e prestar serviços?.
O reitor do Centro Universitário, Marco Antônio de Sousa Leão, comentou sobre a importância de promover as ações do Dia do Ensino Responsável. ?Primeiro porque é um evento a nível nacional, que é organizado todos os anos pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), que tem sede em Brasília, e quer que as instituições mostrem para a população o que elas têm de bom. Então, o Unifor está inserido nesse processo e pode mostrar para a comunidade de Formiga e região o que tem de bom nos cursos, apresentando tudo aquilo que a Instituição pode oferecer para seus alunos. E além do mais, depois do evento, o Centro Universitário recebe um selo de Instituição Socialmente Responsável e isso é muito importante para nós, porque agrega valor. Esse selo é usado em todos os documentos e diplomas do Unifor?, finalizou.
Com a realização do Dia do Ensino Responsável, o Unifor cumpre mais uma vez seu papel social junto à comunidade em que está inserida, oferecendo vários serviços para a população e possibilitando aos seus alunos a oportunidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula em benefício da sociedade.

COMPATILHAR: