O Unifor promoverá no sábado (29), mais uma edição do Dia do Ensino Responsável. O evento envolverá vários cursos do Centro Universitário de Formiga e serão oferecidos diversos serviços para a comunidade, na Praça São Vicente Férrer, das 8h às 12h.
A coordenadora do Centro de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Ensino a Distância (Cepep) do Unifor, professora Ivani Pose Martins, enfatizou que o Dia do Ensino Responsável é uma atividade promovida, anualmente, pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
?Trata-se de um grande evento que reúne Instituições de Ensino Superior (IES) particulares de todo o Brasil, num só dia, para divulgar as ações sociais que são desenvolvidas por elas. Neste dia, o Unifor promoverá várias atividades, aproximando, ainda mais, a universidade da população e, ao mesmo tempo, proporcionando aos alunos a oportunidade de vivenciarem, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Com isso, o Centro Universitário receberá mais uma vez o Selo de Instituição Socialmente Responsável, uma certificação de seu compromisso com a educação e com a sociedade?, explicou.
Atividades
O Dia do Ensino Responsável ocorre sempre no último sábado do mês de setembro e, para esta edição, o Unifor preparou várias atividades. O evento contará com a participação de representantes do Projeto Asas da Liberdade e dos cursos de biblioteconomia, ciências biológicas, ciência da computação, direito, educação física (bacharelado e licenciatura), enfermagem, engenharia ambiental e sanitária, engenharia civil, fisioterapia, medicina veterinária e pedagogia.
Entre as atividades que serão oferecidas à comunidade estão: pintura de rosto e serviço de manicure em crianças; montagem do baralho de história; atendimento jurídico a pessoas carentes da Comarca de Formiga, nas áreas cível e criminal; prevenção da obesidade, diabetes e hipertensão; aferição de pressão arterial; dicas de saúde; medição de glicemia capilar; distribuição de mudas de plantas medicinais; apresentações de números de dança e ginástica rítmica; esclarecimentos sobre os benefícios da atividade física, informações e orientações sobre a posse responsável de animais e sobre castração, dentre outras.
A coordenadora do Cepep ressalta a realização de duas atividades que merecem atenção especial, pois exige que os interessados levem, ao local do evento, equipamentos ou documentos: a manutenção de computadores e orientações básicas sobre segurança da informação e na internet e a recuperação de documentos oficiais.
No caso dos serviços de manutenção de computadores e notebooks, que serão prestados pelo curso de ciência da computação, deverá ser preenchido um formulário com os dados pessoais e uma descrição do estado do computador. Um termo de aceite deverá ser assinado pela pessoa atendida, sendo que o serviço de manutenção será prestado mediante solicitação e análise do estado do computador.
Já o serviço oferecido pelo curso de Biblioteconomia será o de restauração de documentos, como certidões de nascimento e de casamento.

COMPATILHAR: