O curso de medicina é sempre o mais concorrido em vestibulares de universidades particulares e públicas do país. Nesta terça-feira (18), comemora-se o Dia do Médico.
Segundo pesquisas, a data foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.
São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o ato dos apóstolos da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário. Nasceu na Turquia no século I, quando o país ainda se chamava Antióquia. Discípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de colaborador e médico amado.
?Pai da Medicina?
Hipócrates foi um intelectual grego que se dedicou a estudar a biologia e a anatomia. Ele atacava ferozmente as supertições e foi o primeiro estudioso a tratar o estudo das doenças como ciência. Devido aos seus estudos e seu legado é considerado o ?Pai da Medicina?, o Primeiro Médico. É atribuido a ele o juramento ( traduzido para todas as línguas ) feito pelos médicos na ocasião da sua formatura: ?Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos (…).
No século XX, o Brasil se projeta internacionalmente com destaque para os cientistas Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.
Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas, em 1909, numa criança em Minas Gerais, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura. Transmitida pelas fezes do inseto barbeiro ou chupão, contaminadas pelo micróbio trypanossoma cruzi, a Doença de Chagas ainda não foi erradicada do Brasil, onde cerca de 5 milhões de pessoas encontram-se infectadas.

Fonte: guiadacarreira.com.br

COMPATILHAR: